DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

TJ instala em Santo Amaro duas Unidades de Processamento Judicial

Na manhã de 5 de março, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) instalou duas Unidades de Processamento Judicial (UPJ’s) no Fórum de Santo Amaro, em solenidade conduzida pelo presidente do TJ-SP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia. As UPJ’s atenderão às demandas da 1ª à 4ª Varas Cíveis e da 5ª à 8ª e 15ª Varas Cíveis do Foro Regional de Santo Amaro.

As demais varas cíveis de Santo Amaro já funcionam com o modelo de trabalho da UPJ, também conhecido como “Cartório do Futuro”, projeto inovador, lançado pelo TJ-SP em 2014, para adequar as unidades judiciais à realidade do processo digital.

Desde então, o TJ-SP informa que tem ampliado gradativamente a implantação, totalizando, hoje, 46 unidades em todo o estado, com abrangência em 207 varas.

A UPJ unifica quatro ou mais ofícios de mesma competência para processamento e cumprimento das determinações judiciais e adota uma nova divisão de tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. As varas atreladas à UPJ permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe que auxilia os magistrados nos atos decisórios. Estudos mostram que o modelo gera aumento de produtividade de 60% em comparação ao formato tradicional das unidades.

Atualmente tramitam nas varas cíveis do Foro Regional de Santo Amaro 132.941 processos – é o fórum com maior abrangência territorial da capital. Em média, 5,2 mil novas ações cíveis são distribuídas mensalmente no local.

“Quando atuei como corregedor-geral da Justiça, nas visitas de correição pude constatar a enorme transformação do tribunal com o teletrabalho, da digitalização do acervo processual e, especialmente, com a instalação das UPJ’s. Esse modelo de trabalho, que unifica cartórios judiciais, implica no adequado compartilhamento de recursos humanos e otimização dos espaços físicos e, por conseguinte, leva a uma expressiva redução de custos e ganho de produtividade. A UPJ é sinônimo de eficiência”, afirmou o presidente Fernando Garcia.

O Fórum de Santo Amaro fica na avenida das Nações Unidas, 22.939, Torre Brigadeiro, 1º andar, bairro Jurubatuba.

Comente Aqui