DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Testagem gratuita da Covid-19 no SP Market. Prazo prorrogado até o dia 10

Desde 30 de julho, o Instituto Butantan vem oferecendo o serviço de testagem gratuita da Covid-19 para os moradores da cidade de São Paulo. A ação acontece no Shopping SP Market, localizado na região de Jurubatuba, aqui na zona Sul da cidade, e estava prevista para chegar ao fim na segunda-feira, 3 de agosto, mas foi prorrogada até o dia 10, a outra segunda-feira.

Além disso, com o intuito de atender uma quantidade maior de pessoas assintomáticas, o número de testes diários que atualmente é de 200, dobrará a partir de quarta-feira, dia 5, chegando a 400 exames.

Para ser testado, não é necessário marcar horário, já que o teste é realizado por ordem de chegada no esquema “Drive-Thru” – sem precisar sair do veículo. Ao longo dos doze dias, não haverá cobrança de estacionamento para o público específico, que receberá o resultado por e-mail, em até 72h.

A testagem tem início todo dia às 8h e se prolonga até às 17h. Porém, devido à grande demanda, é recomendado que o público interessado chegue cedo para garantir a senha para atendimento, que dura cerca de 20 minutos por veículo. Qualquer pessoa pode realizar a testagem, mas em caso de sintomas da doença, é recomendado que se procure imediatamente um hospital.

Crianças de, no mínimo, três anos também podem passar pelo teste, mas apenas duas tentativas são realizadas. Além disso, visando evitar qualquer tipo de aglomeração, só está permitida a entrada de veículos de passeio, sem espaço para pedestres.

Sobre o teste

O teste feito é o RT-PCR, considerado como o mais assertivo no diagnóstico, uma vez que a confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, obtida por meio de uma raspagem da nasofaringe, região posterior à cavidade nasal. A partir da coleta, o exame transforma o RNA do vírus em DNA e esse DNA é amplificado.

Se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento que o traduz em resultado positivo. Nesse caso, a suspeita de Covid-19 é confirmada.

O serviço de testagem gratuita da Covid-19 é feito no estacionamento superior do Shopping SP Market, que fica na avenida das Nações Unidas, 22.540, Jurubatuba.

Comente Aqui