DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Subprefeitura Parelheiros e Centro Paula Souza promovem cursos para moradores

A Subprefeitura Parelheiros (SPPA) em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) e a Casa de Cultura de Parelheiros, tem disponibilizado cursos profissionalizantes para jovens e adultos acima de 16 anos, que buscam capacitação, qualificação e reinserção no mercado de trabalho.

As aulas são gratuitas e realizadas nas escolas móveis do Via Rápida, que estão localizadas no pátio da Subprefeitura. Segundo a SPPA, o programa teve grande adesão e sucesso em Parelheiros. Desde o seu início, em fevereiro de 2020, já foram ministradas aulas para os cursos de Panificação, Corte e Costura e Administração, com cerca de 600 inscrições no total, sendo que 150 alunos concluíram o curso e receberam os seus certificados disponibilizados pelo CPS.

Parelheiros possui o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de São Paulo, perdendo apenas para o vizinho Engenheiro Marsilac. O índice que avalia a riqueza, alfabetização, educação, expectativa de vida e natalidade das pessoas, mostra a necessidade da geração de melhores oportunidades de emprego para os munícipes e, com este dado, foi proposta uma parceria que vem dando certo.

Os cursos são divididos em três períodos: manhã, tarde e noite, por 15 dias e carga horária de 4 horas. As turmas são formadas por 15 alunos e um professor, que conta com um ajudante para auxiliá-lo e todos os insumos e maquinário são disponibilizados pelo CPS, proporcionando qualidade nas atividades.

No término do curso, além do certificado, os alunos que se enquadrarem nos pré-requisitos (inclusos no site), podem receber uma bolsa auxílio no valor de R$ 210,00 para o transporte.

O projeto desenvolvido pela Subprefeitura e seus parceiros tem recebido relatos positivos, adesões e até mesmo fila de espera para as próximas turmas. Diversos alunos formados já conseguiram voltar para o mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.

Rafaela Lima, 40 anos, moradora do bairro Jardim dos Álamos, em Parelheiros, é uma das várias vidas transformadas. Em março de 2020, devido a pandemia da Covid-19, ficou desempregada e precisou se reinventar. Com o objetivo de se especializar na área onde atuou por 20 anos, e aproveitando o tempo disponível, inscreveu-se no curso de Panificação e Confeitaria, e desde então vem colhendo bons resultados.

Os novos conhecimentos adquiridos em aula despertaram o lado empreendedor de Rafaela, permitindo-lhe abrir o seu próprio negócio. Desde que finalizou o curso, ela ajuda a manter o sustento da casa com a renda de sua própria confeitaria, além de movimentar a economia local, pois compra todos os seus produtos na região, gerando oportunidades para os demais cidadãos.

“Este é o objetivo desta importante iniciativa: capacitar e gerar renda para a população local. Em breve serão formadas novas turmas e divulgados novos cursos nas redes sociais da SPPA. Fique ligado e participe conosco”, convida o subprefeito Marco Antonio Furchi, de Parelheiros.


Colaboração:  Assessoria de Comunicação SUB-PA

Comente Aqui