DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Acolher e apoiar mães atípicas são as razões de ser do Projeto Dino

Keila Couto Rodrigues, de 41 anos e do lar, é uma mãe atípica. Seu filho de 5 anos, Bernardo, é uma criança autista e quando teve o diagnóstico de TEA (transtorno do espectro autista) de seu filho, Keila percebeu a necessidade de se apoiar as mães que vivem o mesmo problema.

Com a ajuda da amiga, psicóloga e terapeuta, Vanessa Bello, de 26 anos, lançou em agosto de 2020, o Projeto Dino, que tem o objetivo de acolher, apoiar e cuidar de mães atípicas. Seu público são mulheres que descobriram estar vivendo uma maternidade atípica e que precisam de apoio emocional. O projeto pretende devolver a identidade a todas elas, pois, acredita que “nenhum método vai criar tão bem seus filhos quanto uma mãe feliz”.

Para tanto ele busca parcerias que ajudem com o cuidado da beleza dessas mulheres, dar suporte em suas vidas espirituais e a alegria de poder voltar a participar da sociedade, já que muitas delas sofrem com algum tipo de abandono. Estão envolvidas no projeto pessoas capacitadas (psicólogo, neurologista e outras) para ouvir e dar suporte, inclusive aos filhos dessas mães acolhidas.

“Nosso objetivo é cuidar do dia a dia da mãe atípica através da ajuda de psicólogos, chance de emprego, fornecendo, se preciso, cestas básicas, fraldas e ainda produtos de beleza para elas se cuidarem e recuperarem a auto-estima, além de buscar trazer essas mães para o convívio social, ou seja, mulheres atípicas convivendo com mulheres típicas”, explica Keila.

Atualmente o Projeto Dino atende 40 mulheres, na sua maioria solo, sem o marido, e moradoras da zona Sul paulistana, embora algumas sejam de outros lugares, inclusive da África. O projeto deve se tornar uma associação até meados do próximo ano e, para isso, já está com a solicitação de CNPJ em andamento.

Segundo Keila, “nosso grande desejo é ter um espaço próprio para oferecer aulas e oficinas para as mulheres poderem se qualificar e até para gerarem renda. Também para a realização de encontros, palestras e atendimentos. Por enquanto dependemos da cessão de espaços por parceiros”, diz Keila

Encontro no CCSA

No sábado, 18 de setembro, no Centro Cultural Santo Amaro (CCSA), no bairro de mesmo nome, foi promovido o “Encontrão Projeto Dino” com palestras, dinâmicas, recreação para as crianças, comes e bebes, trocas de ideias e a participação do vereador Felipe Becari (PSD) com sua equipe de trabalho, também estiverem presentes o chefe de gabinete Rafael Saraiva Gaia e Dirceu Caramaschi, chefe de gabinete da Subprefeitura de Santo Amaro, que teve o apoio da subprefeitura no evento além de diversos parceiros do projeto.

“A ideia do evento é o de promover um encontro entre as mães atípicas para conversarem, trocarem ideias, se sentirem acolhidas, amadas e os filhos terem um dia de brincadeiras”, conta Keila, ao lado da amiga Vanessa.

Já o vereador Becari, eleito pela primeira vez para a Câmara Municipal e com cerca de 100 mil votos, se apresentou aos participantes do encontro como defensor da causa animal, contra a violência doméstica (que enfrentou várias vezes como policial civil) e, como presidente da Comissão de Saúde da Câmara, preocupado com os problemas da área, inclusive a questão do autismo.

Segundo o vereador, no Plano de Metas da Prefeitura está prevista a construção de um Centro de Referência de Autismo na cidade, até 2024. Ele pretende unir a implantação deste centro à construção de um Hospital Veterinário Público para animais de grande porte, cavalos, por exemplo, que seriam resgatados de maus tratos, tratados e depois utilizados em sessões de ecoterapia para crianças atípicas.

Becari disse buscar a implantação deste complexo para antes de 2024, talvez até para o próximo ano, e para isso conta também com a força das redes sociais para conseguir os apoios do prefeito Ricardo Nunes e do presidente da Câmara, Milton Leite, com os quais tem bom relacionamento, para conseguir a concretização do centro e do hospital veterinário.

Falando ao “Notícias”, o vereador de 34 anos e oriundo da região de Santo Amaro, não descartou a ideia de um Hospital Veterinário Público também nesta região, para atender o grande número de animais de grande porte que existem no extremo Sul da cidade. Sobre a possibilidade de uma sede para o Projeto Dino, Becari informou que vai iniciar em breve a construção de seu instituto para abrigar animais e não descartou uma possível parceria com o projeto no local.

Às pessoas interessadas em conhecer e participar do Projeto Dino, basta entrar no Instagram Projeto Dino ou Keila Couto, ou ainda no WhatsApp do projeto, 94085-2984.

Comente Aqui