DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Selos apontarão iniciativas que contribuem para uma cidade mais sustentável

A Prefeitura de São Paulo, por meio do Projeto Ligue os Pontos, vai reconhecer iniciativas de agricultura, mercados e turismo que contribuem para uma cidade mais rural, saudável e sustentável. Para isso, o projeto está disponibilizando selos para serem colocados nesses lugares com o objetivo de visibilizar e fortalecer esses atores e suas atividades.

Hoje já são mais de 1,4 mil locais elegíveis para receber os selos, todos mapeados na Sampa+Rural, plataforma digital e colaborativa que conecta iniciativas relacionadas à agricultura local sustentável e às zonas rurais da cidade.

Os selos serão fixados em lugar de fácil acesso aos frequentadores do local e contarão com QRcode para que se possa acessar o perfil correspondente na Sampa+Rural, obtendo informações como produtos e/ou serviços oferecidos, horários de atendimento, formas de contato e as conexões do estabelecimento com outras iniciativas presentes na plataforma.

Serão dois tipos de selos e o primeiro é o “Nós Fazemos a Sampa+Rural”, que é o reconhecimento de que aquela iniciativa é parte de uma rede que fortalece uma cidade mais rural, saudável e sustentável. São agricultoras e agricultores, hortas urbanas, mercados, pontos de ecoturismo, iniciativas da sociedade civil e políticas públicas ligadas aos temas da agricultura sustentável e da alimentação saudável.

Uma das pessoas que vai receber esse selo é a produtora rural Rose Duarte, que há sete anos trabalha com agricultura na região de Parelheiros. Ela possui certificação orgânica de produção e é especialista no cultivo das Panc’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

“Além das Panc’s, como azedinha, peixinho e capuchinha, estamos nos readequando para produzir frutas, principalmente morangos, todos orgânicos. O selo é importante, pois traz visibilidade para Parelheiros, reconhece o nosso trabalho e contribui para frear a expansão urbana sobre o território”, afirma Rose.

Já o segundo selo é o “Aqui tem Produção de Sampa”, que vai identificar os estabelecimentos que comercializam produtos de agricultores da cidade, como mercados, feiras, restaurantes, cafés e empórios, e com isso fortalecem a agricultura local.

É o caso da Terra Brasilis Orgânicos, empório de produtos orgânicos de Interlagos que há mais de um ano adquire produtos frescos e locais de produtores rurais, entre eles, a Rose Duarte.

“O nosso propósito está baseado no seguinte tripé: saúde, sustentabilidade e acessibilidade. O objetivo é que todos adquiram produtos orgânicos. A instalação do selo traz transparência e nos garante credibilidade junto aos clientes”, destaca Edmundo Pereira Júnior, proprietário do Terra Brasilis Orgânicos.

Os interessados podem solicitar os selos por meio da área de contato da plataforma Sampa+Rural.

Comente Aqui