DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Secretário verifica obras de requalificação da Estação Santo Amaro do metrô

Na tarde de 6 de maio, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, esteve no canteiro de obras da Estação Santo Amaro de metrô, acompanhado do presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini. A concessionária, responsável pela Linha 5 – Lilás, responde também pela obra de requalificação na Estação Santo Amaro.

No encontro, o secretário constatou a evolução dos trabalhos, iniciados em janeiro do ano passado. A requalificação está prevista no contrato de concessão da Linha 5 e consiste na ampliação da área de transferência que liga a estação à Linha 9 – Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e na construção de plataformas auxiliares.

Segundo o governo, a requalificação está seguindo o cronograma previsto. Até o momento, já foi realizado 47,96% da obra, dado que coincide com a porcentagem planejada para esta etapa. Estão em execução a ampliação do corredor de integração com a Linha 9 e a criação de plataformas auxiliares.

A obra prevê ainda: aproximadamente 4 mil m² de área construída entre plataformas, mezanino e passarela de integração; oito escadas rolantes novas; quatro elevadores; e na extremidade (lado CPTM) de cada plataforma ampliada serão instaladas três escadas rolantes, uma escada fixa. Serão implantados ainda quatro elevadores, um em cada extremidade de cada plataforma ampliada (dois no lado Guido Caloi e dois no lado CPTM).

Também serão instaladas duas novas escadas rolantes na plataforma da CPTM; novas passarelas externas (ampliação plataforma) com sete metros de largura em cada um dos sentidos; utilizadas 1,1 mil toneladas de estrutura metálica; 1,5 mil m³ de concreto; e 3,3 mil metros em fundações profundas.

O governo informa ainda que todas as etapas da obra estão sendo executadas em meio a operação das duas linhas, sobre e às margens do rio Pinheiros, e ao lado da pista da Marginal Pinheiros. A quantidade atual de trabalhadores na obra é de 84 e o prazo final contratual é janeiro de 2022.

O andamento das obras pode ser acompanhado no perfil do facebook e no site da ViaMobilidade (http://www.facebook.com/ViaMobilidadeSP/) e (http://www.viamobilidade.com.br/ .

Comente Aqui