Leia Também

Saiba por que a escolha do tênis pode interferir na sua saúde.

Tipo de pisada é um dos critérios que devem ser levados em conta na hora de comprar um calçado.

Escolher os melhores tênis para você não costuma ser uma tarefa fácil. Há muitas questões que influenciam nessa decisão. O mais importante, é claro, é determinar que tipo de calçado você quer e para qual atividade quer esse calçado.

Nem todo mundo compreende que não dá para usar um tênis de caminhada para corrida. O tipo de amortecimento dos calçados dos corredores deve ser muito mais resistente, mais flexível e duradouro, já que o impacto é muito maior e constante.

Pensando nisso, iremos lhe ajudar a escolher no geral os melhores tênis para suas mais diversas atividades físicas. Você verá que as suas próximas compras de calçados ficarão mais fáceis e mais rápidas de serem realizadas. Confira as dicas abaixo!

Tipo de pisada

Pensar no tipo de pisada é o primeiro passo que você deve ter. A forma como você pisa no chão é influenciada por inúmeros fatores, desde a anatomia dos joelhos à flexibilidade das articulações, passando pela forma como o quadril se movimenta.

De forma rápida e sucinta, podemos dizer que existem três tipos de pisada: pronada, supinada e neutra. Ninguém foge de uma dessas classificações. E o maior erro que você pode cometer em sua vida de atleta é escolher um tênis para uma pisada que não é a sua. Veja abaixo, portanto, um pouco sobre cada tipo.

Pronada

Na pisada pronada, os pés começam a tocar o solo pelo lado esquerdo do calcanhar, terminando com a parte próxima ao dedão. Cerca de 50% das pessoas no mundo todo tem a pisada pronada, e ela é muito comum em mulheres, pois é um grande auxílio na hora da gravidez.

Os tipos de tênis ideais para quem tem a pisada pronada são aqueles com amortecimento e controle de estabilidade leves. Para escolher os melhores calçados para você, procure por aqueles que tem a tecnologia Motion Control.

Eles costumam ter solados mais altos e proteções para os calcanhares. São desenvolvidos de modo a proporcionar maior estrutura e estabilidade para os pés pronados.

Supinada

Os atletas com pés supinados usam as partes externas dos pés para tocarem o solo primeiro. Quem tem essa passada foca o esforço quase todo no calcanhar e no dedo mindinho. Apenas 5% da população é considerada “supinada”. Quem faz parte dessa parcela tem os pés rígidos, o que exige muito amortecimento e controle de estabilidade.

Os tênis ideais para os supinados precisam ser tão rígidos quanto os pés de quem os usará. Primeiro porque um tênis mais macio e mais mole não dará a estabilidade necessária que quem tem essa pisada precisa.

Se você pesquisar por tênis para pés supinados, perceberá, inclusive, que eles costumam ter todos o mesmo formato e o mesmo tipo de mola.

Neutra

Os outros 45% da população mundial tem a pisada neutra. Essa parcela de pessoas não se precisa se preocupar muito com o tipo de tênis que irá comprar, visto que praticamente qualquer um cai muito bem no pé. O que é preciso ter em mente é o amortecimento, que precisa ser de ótima qualidade e deve ser leve.

 

Como escolher o tênis ideal para você?

Não tem muito mistério nessa parte. O primeiro passo, como você já viu, é verificar qual é o seu tipo de pisada. Há vários “truques” caseiros que se pode fazer, como pisar com os pés molhados em uma toalha. Assim poderá verificar pela pegada deixada o tipo de calçado que deve adquirir.

Feito isso, é pensar no amortecimento que os tênis têm. Como dissemos anteriormente, se você vai caminhar, não precisa se preocupar em ter um amortecedor de altíssima qualidade, já que o impacto não será assim tão intenso e constante. Quando o assunto é corrida, aí a história passa a ser outra.

Como há variados tipos de amortecimento disponíveis, busque se informar sobre eles com os vendedores das lojas em que for. Existem tênis que, mesmo que sejam indicados para o seu pé, podem lhe machucar.

Nesse sentido, a respeito de como escolher os melhores tênis para você, o que podemos dar de dica final é: experimente os calçados sempre. Mas não só isso. Ande com ele pela loja, dê saltos, simule uma caminhada ou uma corridinha. Isso é muito importante para saber os tênis não irão machucar seus pés com o uso contínuo.

Comente Aqui