DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Rodízio de veículos e serviços municipais são suspensos no aniversário da cidade

Em função do ponto facultativo pelo Aniversário da cidade de São Paulo, na próxima terça-feira (25), a cidade terá parte de sua rotina alterada. O Decreto 61.006/2022, publicado no último sábado (15), sobre o funcionamento das repartições públicas municipais da Administração Direta, Autárquica e Fundacional no ano de 2022, estabeleceu que os feriados do Aniversário de São Paulo (25 de janeiro), de Corpus Christi (16 de junho) e do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) foram antecipados em 2021.

Neste ano, os dias 25 de janeiro, 22 de abril (Descobrimento do Brasil) e 14 de novembro (véspera do feriado da Proclamação da República) terão os expedientes suspensos mediante a compensação de horas dos servidores. Clique aqui e saiba mais 

O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para os veículos de passeio (automóveis), na segunda (24) e na terça-feira (25). Vão continuar valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

O rodízio municipal para veículos volta a vigorar na quarta-feira (26), para os veículos de placas finais 5 e 6. Vale lembrar que a Operação Horário de Pico (rodízio municipal de veículos) restringe a circulação de veículos no Minianel viário da cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h. Mais informações

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Estarão abertos na segunda-feira (1º) e terça-feira (2) as unidades do Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ), Centro para Criança e Adolescente (CCA), Centro para Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes (CEDESP), Núcleo de Convivência do Idoso (NCI),Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE – MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

ABASTECIMENTO
As feiras livres funcionam normalmente. Atualmente, a cidade conta com mais de 922 feiras realizadas por todas as regiões, no horário das 7h30 à 13h. Clique aqui e confira os endereços e dias da semana

Mercados e Sacolões
Clique aqui e confira os endereços e telefones das unidades

  • Mercado Municipal Dr. Amércio Sugai (São Miguel) – 9h às 18h
  • Central de Abastecimento Leste – 7h às 13h
  • Mercado Municipal Senador Emydio de Barros (Penha) – 8h às 13h
  • Mercado Municipal Antonio Meneghini (Vila Formosa) – 8h às 13h
  • Mercado Municipal Leonor Quadros (Guaianases) – 8h30 às 18h
  • Mercado Municipal de Sapopemba – 8h às 13h
  • Mercado Municipal Teotônio Vilela – 8h às 14h
  • Mercado Municipal José Gomes de Moraes neto (Ipiranga) – 8h às 13h
  • Mercado Municipal de Pirituba – 7h às 18h
  • Mercado Municipal Rinaldo Rivetti (Lapa) – 8h às 18h
  • Mercado Municipal Eng° João Pedro de Carvalho Neto (Pinheiros) – 8h às 15h
  • Mercado Municipal Waldemar Costa Filho – 8h às 14h
  • Central de Abastecimento Pátio Pari – 4h às 17h
  • Sacolão Municipal Dr. Américo Sugai (São Miguel) – 9h às 18h
  • Sacolão Municipal Cidade Tiradentes – 8h às 15h
  • Sacolão Municipal Piraporinha – 8h às 14h20
  • Sacolão Municipal Cohab Adventista – 7h às 21h20
  • Sacolão Municipal Jaraguá – Fechado
  • Sacolão Municipal da Lapa – 7h às 13h
  • Sacolão Municipal Jaguaré – 7h às 14h
  • Sacolão Municipal João Moura (Pinheiros) – 7h às 18h
  • Sacolão Municipal Butantã – 7h às 13h30
  • Sacolão Municipal Rio Pequeno – 8h às 14h
  • Sacolão Municipal Estrada do Sabão – 7h às 14h
  • Sacolão Municipal Freguesia do Ó – 7h às 15h
  • Sacolão City Jaraguá – 8h às 16h
  • Sacolão Municipal Avanhandava – 7h às 17h
  • Sacolão Municipal Bela Vista – 7h às 14h
  • Sacolão Municipal Brigadeiro – 7h às 17h

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Casa da Mulher Brasileira (CMB), na rua Vieira Ravasco, 26, Cambuci (tel.: 3275-8000), permanecerá de portas abertas no feriado, em regime de funcionamento 24 horas.

Estarão fechados no dia 25 de janeiro, os Centros de Cidadania da Mulher, Centros de Referência da Mulher e os Postos Avançados de Apoio à Mulher (Estação Santa Cecília do Metrô – Linha 3 Vermelha; Estação da Luz – Linha 1 Azul e Terminal de Ônibus Sacomã, na zona sul);

O mesmo em relação aos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial (Leste 1 – Cidade Tiradentes; Leste 2 – Itaim Paulista; Norte 1 – Vila Guilherme; Norte 2 – Vila Brasilândia; Centro – Vila Itororó; Oeste – Butantã; Sul 1 – Campo Limpo; Sul 2 – Parelheiros).

Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) também estará fechado no feriado. Da mesma forma, os quatro Centros de Cidadania LGBTI, que não atenderão ao público nesta data.

Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos estará com o Posto Avançado na Rua Mauá fechado, mas seguirá atendendo pelo WhatsApp (11) 97549.9770.

Em casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, os conselhos tutelares de cada região do município podem ser acionados por meio de plantão telefônico, conforme a relação à disposição no site da secretaria

Não haverá atendimento ao público nos postos da Ouvidoria de Direitos Humanos, mas é possível realizar manifestações pelo serviço SP156 nos temas de racismo, LGBTfobia, violência contra criança e adolescente.

Os serviços de inclusão voltados para a população em situação de rua, Recifran e Reviravolta, estarão fechados na véspera e no feriado de 25 de janeiro, assim como o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos PopRua (unidade móvel), que não atenderá ao público no período.

DTP
No Departamento de Transportes Públicos (DTP) não haverá expediente na terça-feira (25).

CEMITÉRIOS MUNICIPAIS
As necrópoles administradas pelo município funcionam normalmente, das 7h às 18hClique aqui para consultar os endereços e telefones

CENTRO MUNICIPAL DE ADOÇÃO}
Na terça-feira (25), o Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos funcionará em esquema de plantão, fechado para os processos de adoção. O espaço funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados, das 9h às 15h, mediante agendamentos pela Central SP 156Clique aqui para saber mais

ESPORTES
Os Centros Esportivos funcionarão normalmente no final de semana e na segunda-feira (24). Na terça-feira (25), as unidades abrem nos horários normais, mas sem atendimento na secretaria.

OUVIDORIA
O atendimento presencial da Ouvidoria Geral do Município não será realizado no dia 25 de janeiro, mas o munícipe poderá acessar outros canais de atendimento da OGM disponíveis para receber denúncias, reclamações, sugestões e elogios: pelo telefone na Central SP 156 – opção 5, por formulário eletrônico no Portal SP 156, além dos e-mails ogm@prefeitura.sp.gov.br, denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br, gabinete.ogm@prefeitura.com.br. Os pedidos de acesso à informação poderão ser feitos pelo Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão – e-SIC

FAB LAB LIVRE, TELECENTROS E DESCOMPLICA
As unidades do Descomplica SP, Fab Lab Livre SP e Telecentros não terão expediente apenas no dia 25 de janeiro. Nas demais datas, o atendimento seguirá normalmente.

Para mais informações, acesse o site da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/

FAZENDA
Centro de Atendimento da Fazenda (CAF) ficará fechado na terça-feira (25/01). Na segunda-feira (24/01) o atendimento (mediante agendamento prévio) segue normal. O atendimento ao público na unidade é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, mediante agendamento prévio neste link

PESSOA COM DEFICIÊNCIA
As Centrais de Intermediação em Libras funcionam normalmente, 24 horas por dia, inclusive aos feriados. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. Acesse aqui para mais informações.

Já a Paraoficina Móvel não terá atendimento nos dias 24 e 25, retomando o cronograma a partir de quarta-feira (26) na unidade Lapa, quinta-feira (27) em M’ Boi Mirim e sexta-feira (28) em Santo Amaro.

SUBPREFEITURAS
As praças de atendimento das Subprefeituras estarão fechadas. Desde quinta-feira (20), as Praças de Atendimento das 32 Subprefeituras retomaram a disponibilidade de todos os serviços presenciais ao público, mediante agendamento prévio na Central SP156 – disponível também em telefone e aplicativo.

SPTRANS
Na segunda-feira (24), véspera do aniversário de São Paulo, o atendimento será normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes (das 6h às 22h), além das lojas Augusta, Jabaquara, Santana e Posto Central.

No dia 25, o funcionamento será normal nos postos de atendimento localizados nos terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes, das 6h às 22h. As lojas Augusta, Jabaquara, Santana e Posto Central estarão fechadas.

O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, funcionará normalmente na segunda, 24, das 8h às 17h. O posto estará fechado na terça-feira, 25.

Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site da SPTrans 

Após a compra dos créditos, recarregue o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

Operação dos ônibus
A circulação dos ônibus na segunda, 24 de janeiro, será com 100% da frota operacional em relação aos dias úteis. Já no dia 25 de janeiro, a frota será equivalente à de um sábado.

Serviço
Dias 24 e 25/01

  • Postos de venda e atendimento em terminais e Expresso Tiradentes – normal
  • Lojas de Venda e Atendimento – normal na segunda, 24 de janeiro; fechadas na terça, 25
  • Posto Central da SPTrans – normal na segunda, 24 de janeiro; fechado na terça, 25
  • Posto de Apoio à Mulher – normal na segunda, 24 de janeiro; fechado na terça, 25

TRABALHO
Os equipamentos administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo terão atendimento diferenciado durante o dia 25 de janeiro, terça-feira, devido ao aniversário da cidade de São Paulo.

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), a rede de coworkings Teia e postos da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento atenderão normalmente no dia 24, mas estarão fechadas no dia 25, retornando o atendimento quarta-feira (26). Já as Centrais de Informação Turística (CITs) irão operar normalmente, entretanto, não haverá visita guiada ao Edifício Matarazzo, na região central.

As unidades da Escola Professor Makiguti, nas regiões leste e norte, não terão atendimento nos dias 24 e 25. O  Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) terá, no dia 24, as instalações e o parque fechados para limpeza e manutenção, mas com o setor administrativo funcionando normalmente. Durante o dia 25, o parque e a biblioteca do local estarão abertos. Para conferir a programação do cinema pelo Circuito SPCine, durante o feriado entre no site.

Serviço
Agendamento:
• Habilitação do Seguro-Desemprego
• Formalização para o MEI – Microempreendedor Individual
Central 156

Confira aqui os endereços dos equipamentos

URBANISMO E LICENCIAMENTO
O atendimento ao cidadão nas repartições públicas municipais estará suspenso no dia 25 de janeiro. Clique aqui e saiba mais informações da secretaria

VERDE E MEIO AMBIENTE
Durante o aniversário de São Paulo (25), os parques urbanos e naturais terão funcionamento normal. Em caso de dúvida, é possível consultar os horários de cada unidade no site da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA)

UMAPAZ não terá expediente e o Planetário do Carmo estará aberto, com visita guiada às 14h e oficina às 15h. Já o herbário e os viveiros municipais estarão fechados.

Em relação aos serviços da Divisão de Fauna Silvestre, o CeMaCAS – Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, no Parque Anhanguera, abrirá das 8h às 12h para recebimento de animais e até as 16h para atendimento telefônico.

Solicita-se que antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário no Parque Anhanguera, é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo Whatsapp (11) 96715-5424.

Nesse contato telefônico, os profissionais fornecerão informações sobre:

  • Como prestar os primeiros cuidados;
  • Qual a melhor forma de transportá-lo ou;
  • Se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da GCM Ambiental, pelo telefone 153

Comente Aqui