DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Retomada dos agendamentos para provas práticas de direção

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) autorizou a retomada dos agendamentos de dia e horário para a aplicação dos exames práticos de direção pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s).

A medida que tem início em 27 de julho, beneficia cerca de 50 mil alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante a pandemia da Covid-19. O agendamento deve ser feito pelo sistema e-CNH, já utilizado pelos CFC’s em todo o estado. A ação é aderente ao Plano São Paulo, permitida para regiões classificadas a partir da Fase 2 – Laranja.

Em junho, o governo estadual retomou, de forma gradual, as atividades dos CFC’s com as aulas práticas. Hoje, o processo se estende à realização dos exames práticos, em ambientes abertos, de forma segura, seguindo protocolos sanitários do Detran.SP. O material está disponível no portal – www.detran.sp.gov.br.

Com relação às aulas teóricas, o sistema de reconhecimento facial, desenvolvido pela Prodesp (empresa de Tecnologia do Estado) para que os alunos possam realizar as aulas de forma remota, em casa, já está pronto e as empresas podem disponibilizar mais essa opção para seus clientes.

O Detran.SP lembra ainda que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação.

Outras ações do Detran.SP

Entre as ações realizadas pelo órgão este mês, estão a entrega de 320 mil Certificados de Registro do Veículo (CRV’s) via drive thru, tanto para despachantes quanto para particulares, e de 65 mil CNH’s, por drive thru, para CFC’s, e pelos Correios para os endereços de cadastro dos cidadãos. Desde o dia 1º de julho, já foram retirados mais de 280 mil documentos (CRV’s).

Por meio dos serviços online, o Detran.SP informa que ampliou em 48% as opções digitais para manter os atendimentos aos usuários. Entre as 64 opções disponíveis no portal www.detran.sp.gov.br e pelo aplicativo Detran.SP, estão renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.

Comente Aqui