DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prosseguem obras de canalização do córrego Água dos Brancos no Capão Redondo

Atendendo a uma antiga demanda da região, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) e da SPObras, está trabalhando na canalização do córrego Água dos Brancos e em outras obras de infraestrutura que deverão beneficiar cerca de 870 mil pessoas que vivem no Capão Redondo, Campo Limpo, Vila Andrade e no Jardim São Luiz, na zona Sul da capital.

Com um investimento de R$ 179 milhões, as intervenções foram iniciadas em julho de 2022 e devem ser concluídas até maio de 2025.

Segundo a Siurb, para garantir a segurança e o bem-estar da população que mora no entorno do curso d’água do córrego Água dos Brancos, atualmente os serviços estão concentrados na canalização de, aproximadamente, 3 quilômetros do córrego, dos quais 400 metros estão executados.

O contrato de obras abrange a construção de um reservatório para contenção das cheias, com capacidade de 192 mil m3, o equivalente a 77 piscinas olímpicas, que irá auxiliar no combate às enchentes na avenida Ellis Maas e no entorno do Parque Santo Dias, beneficiando, assim, a bacia hidrográfica do “Morro do S”.

Obras de mobilidade também estão previstas na avenida Carlos Caldeira Filho, informa a Prefeitura. A via será prolongada em 3,3 quilômetros, interligando o Terminal de Ônibus Jardim Ângela à estação de metrô Capão Redondo, além de contar com um novo corredor de ônibus e ciclovia.

O novo sistema viário será composto por dois viadutos que passarão sobre o futuro reservatório, ligando a avenida prof. dr. Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck até o prolongamento da avenida Carlos Caldeira Filho. Também está prevista uma passagem inferior para a ligação da Carlos Caldeira Filho com a estrada de M’Boi Mirim.

Comente Aqui