DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Missa especial para comemorar os 52 anos da ‘Escola do Frei’

Foi celebrada na manhã de 28 de maio, Domingo de Pentecostes, missa especial pelos 52 anos de fundação do Instituto Social Nossa Senhora de Fátima, a chamada ‘Escola do Frei’, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Vila Friburgo, região da Capela do Socorro.

O Instituto Social é uma entidade filantrópica, idealizada por frei Ambrogio Fornasiero, mais conhecido por frei Xavier, da Ordem Franciscana, que em 1968 planejou a criação de uma entidade de assistência social para atendimento a pessoas carentes da região de Veleiros, na Capela do Socorro, onda havia construído a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Em 1971, foi implantada a sua primeira obra social, a Creche Nossa Senhora de Fátima, e depois, em 1979, em terreno contíguo à igreja, foi fundada a Escola Profissional Nossa Senhora de Fátima, com o objetivo de atender adolescentes e jovens carentes da região.

CERIMÔNIA E COMEMORAÇÃO

A missa especial contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, amigo de longa data do frei e que, como empresário e depois vereador, procurou colaborar com a obra social do religioso. Além de assessores do prefeito e de Maria Lucia Ferrari, do Serviço de Assistência Social (SAS) da Capela do Socorro, também estiveram presentes diretores, professores, ex-colaboradores e ex-alunos do instituto, e o público em geral.

A missa foi ministrada pelo próprio frei Xavier, pároco da Santa Rita. Durante a celebração foi apresentado um vídeo institucional sobre a ‘Escola do Frei’.

Bastante emocionado, frei Xavier se referiu ao Instituto Social como um “trabalho de meio século feito por amor, sem interesse nenhum, a não ser ajudar o semelhante”. Agradeceu a todos que colaboraram para o desenvolvimento da entidade durante os 52 anos, inclusive a Ricardo Nunes, e disse que “se não fosse por essas pessoas o instituto teria fechado há mais de vinte anos”.

Depois, a dirigente Teresa Barradas, do Instituto Social, falando ao público, agradeceu ao frei Xavier “pela idealização e por sua perseverança nesses 52 anos do Instituto Social”.

“Esse trabalho do instituto é uma das obras sociais que mais tem relação com a minha vida. Me lembro que fiz curso de datilografia nele. Tenho orgulho de poder ser amigo do frei, de poder ter participado desse processo e de poder estar aqui hoje, vendo o frei saudável. Quando a gente fala em 52 anos do Instituto Social Nossa Senhora de Fátima não tem como não falar do frei Xavier”, declarou o prefeito Nunes ao “Notícias”.

Já o frei Xavier destacou a importância da união da comunidade em torno do seu trabalho social, como também o apoio dos órgãos de imprensa locais, como o “Notícias da Região”, ou o “Jornal do Pedrinho”, segundo o frei.

Comente Aqui