DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prorrogada fase de transição até 9 de maio

Em 28 de abril, o governador João Doria anunciou a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o estado por mais uma semana, até o dia 9 de maio.

Com o recuo gradual de indicadores de casos, internações e mortes por Covid-19, o Estado fixou horário estendido das 6h às 20h para atendimento presencial limitado a 25% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.

O horário estendido das 6h às 20h começou no sábado, 1º de maio, para estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings. O mesmo expediente pode ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais, como cinemas, teatros e museus.

A fase de transição mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques estaduais e municipais também podem ficar abertos, mas com horário das 6h às 18h.

Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados está mantida em 25%. O toque de recolher continua nas 645 cidades do estado, das 20h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.

“Nós estamos tendo uma redução de leitos de UTI ocupados de cerca de 1% por semana”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. No último dia 28, a taxa de ocupação de UTI’s por pacientes graves com Covid-19 ficou em 80% no estado e em 78,4% na Grande São Paulo.

Comente Aqui