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Procon-SP informa as empresas com mais reclamações

No ano de 2019, foram registrados no Procon-SP e em Procon’s municipais conveniados, mais de um milhão de atendimentos e, deste total, 65.018 tornaram-se Reclamações Fundamentadas.

Dentre as empresas com mais reclamações, a TIM lidera pelo segundo ano consecutivo, seguida pelo grupo Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.Com). O terceiro e o quarto lugar são ocupados por duas teles, a Vivo / Telefônica e Claro/Net/Embratel, respectivamente, e na quinta posição ficou o grupo Itaú/Unibanco.

A Enel/Eletropaulo piorou sua posição no ranking, indo do 10º lugar em 2018 para o 7º lugar em 2019, com um aumento no número de reclamações de mais de 40%. Para piorar, conseguiu aumentar o número de reclamações não atendidas, foram 1.194 reclamações não atendidas, num total de 1.419.

As Reclamações Fundamentadas são demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de conciliação, com a abertura de processo administrativo. As reclamações do Procon-SP representam 58% do total e as dos Procon’s municipais conveniados, 42 %.

O total de mais de um milhão de atendimentos é composto por consultas, atendimentos preliminares, Cartas de Informações Preliminares (primeira notificação enviada ao fornecedor, pedindo informações e a solução para o problema) e reclamações.

“No ranking anual de reclamações verificamos que as empresas de telefonia e instituições financeiras continuam liderando. As vendas online da Via Varejo também ocuparam um destaque relevante, em razão dos problemas de entrega e dos golpes aplicados durante a pandemia. A publicação desse ranking anual lembra a importância de o consumidor reclamar, já que, além da possibilidade de aplicação de sanção, a empresa sofre uma censura pública com a divulgação”, afirma Fernando Capez, secretário de Defesa do Consumidor.

A divulgação do Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas do ano é uma determinação do Código de Defesa do Consumidor e é feita pela Fundação Procon-SP. Os dados do cadastro incluem as reclamações registradas no Procon-SP e nos 48 Procon’s municipais conveniados. O consumidor tem acesso completo aos cadastros registrados nos últimos cinco anos no site http://www.procon.sp.gov.br .

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