DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Procon pergunta: Sua conta de energia veio alta?

Como medida para reduzir o número de funcionários nas ruas durante a pandemia da Covid-19, a Enel – distribuidora de energia que atua em São Paulo – desde o começo de abril, passou a oferecer o serviço de autoleitura do medidor de energia para os clientes residenciais e pequenos comércios.

O serviço, autorizado pela agência reguladora, permite que o próprio consumidor informe à distribuidora o consumo de energia exibido no seu medidor por meio de uma foto. Para aqueles que não aderirem, a cobrança é feita pela média dos últimos meses.

Para conferir como foi feita a leitura é preciso verificar na conta: no campo dados de medição é possível verificar se o faturamento foi feito ou não pela média. Apesar de a Enel afirmar que em caso de cobrança a mais deduzirá o valor nas próximas contas, o consumidor que discordar ou não reconhecer a cobrança, pode registrar reclamação no Procon-SP / @proconsp.

Em razão de algumas reclamações sobre contas elevadas, @proconsp e Enel estão em tratativas pela volta dos funcionários que fazem a leitura do consumo de energia nas residências.

 Procon notifica Smart Fit

O Procon-SP / @proconsp notificou no dia 3 de junho, o Grupo Smart Fit, pedindo explicações sobre procedimentos adotados para cancelamento de contratos a pedido do consumidor durante o período da pandemia, quando estão fechadas as unidades do grupo.

O @proconsp recebeu durante a pandemia 838 reclamações, sendo que cerca de 400 foram registradas só nos três primeiros dias do mês de junho. A maioria das queixas dos consumidores é relacionada à dificuldade de cancelamento dos serviços contratados e a continuidade das cobranças, sem devolução dos valores pagos, mesmo sem a prestação dos serviços.

Segundo o Procon-SP, diante desta situação a empresa deverá informar ao órgão em 72 horas, contadas a partir do dia 4, se todas as unidades encontram-se fechadas e se há algum serviço sendo disponibilizado de forma remota ou à distância; nos casos em que o consumidor solicita o cancelamento do contrato e devolução dos valores pagos, quais são os procedimentos adotados; qual a política de cancelamento, suspensão ou reagendamento dos serviços contratados que vem sendo adotada e quais os canais de atendimento disponibilizados ao consumidor.

Canais do Procon-SP

O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br) e aplicativo – disponível para Android e iOS.

Comente Aqui