DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeitura instala dez tendas de atendimento para pessoas em situação de rua

Com base nas previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), que indicam queda nas temperaturas desses dias, a Prefeitura de São Paulo iniciou as ações de acolhimento à pessoas em situação de rua.

Entre 18h e 0h, dez tendas de atendimento instaladas em diferentes pontos estratégicos da cidade, oferecem sopa, chocolate quente, pão, chá e água, cobertores e vacinas contra Covid e gripe.

De acordo com a previsão do CGE, as máximas não devem superar os 21°C e as mínimas, especialmente à noite, ficam em torno dos 13°C. As ações estão previstas no âmbito da Operação Baixas Temperaturas (OBT) 2023, em vigência desde o último dia 30 de abril.

As pessoas que aceitarem acolhimento e encaminhamento para vagas contratadas pela administração municipal em centros de acolhida, hotéis, núcleos de convivência e centros esportivos, cedidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), que funcionam como equipamentos emergenciais, são transportadas em 13 vans da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e em ônibus cedidos pela SPTrans (São Paulo Transportes).

A Prefeitura informa que esses serviços estão espalhados por toda a cidade e estão preparados para receber públicos específicos – pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+. Os locais oferecem espaços de pernoite com oferta de banho, jantar e café da manhã.

Por meio da Central 156 (ligação gratuita), a população pode ajudar as pessoas em situação de rua, solicitando uma abordagem social. O serviço funciona 24 horas por dia e a solicitação pode ser anônima. É importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está, indicando um número aproximado, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

A Assistência Social possui, atualmente, 353 serviços de acolhimento com pernoite para as pessoas em situação de rua em toda a cidade, que totalizam mais de 24 mil vagas.

Comente Aqui