DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeitura inaugura creche com 200 vagas no Campo Limpo

No mês da Consciência Negra, o prefeito Ricardo Nunes inaugurou no dia 21 de novembro, o Centro de Educação Infantil (CEI) Glória Maria com capacidade para atender 200 crianças de 0 a 3 anos, na região do Campo Limpo, na zona Sul paulistana, em homenagem à jornalista Glória Maria, reconhecida por ser uma pioneira na profissão.

“Glória Maria foi um exemplo e vai servir para sempre como uma referência para cada um de nós. Essa creche é para 200 crianças e vai poder inspirar muita gente, tanto as crianças que passarão por aqui, como as pessoas dessa comunidade. Colocamos essa unidade escolar na periferia de São Paulo que é onde as pessoas precisam de mais referência ainda”, disse o prefeito.

“Nada mais justo do que essa homenagem à Glória Maria e que a gente possa reverenciar tudo que ela representou para o jornalismo e para a nossa sociedade”, completou Nunes, diante das filhas da apresentadora, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14.

A creche tem seis salas de minigrupos, duas para banho e troca, três berçários, brinquedoteca, solário, refeitório e lactário para as crianças, além de espaços preparados para receber os seus colaboradores, com cozinha, salas para os professores, coordenação e secretariado.

Essa é a 12ª unidade educacional entregue em 2023, entre as 45 que serão inauguradas até 2024, segundo a Prefeitura.

“Somos muito gratos e que esta unidade possa ensinar e servir de inspiração para essas crianças o que a Glória Maria propagava: a importância de sermos íntegros e livres”, disse o pai das filhas de Glória, Paulo Mesquita.

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, também enalteceu a trajetória da jornalista: “Toda a garra que a Glória Maria teve, ela foi uma desbravadora ocupando o espaço da mulher, quando a mulher não tinha este espaço na televisão, e uma mulher negra”.

Para o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a creche será uma inspiração. “É uma honra ter um equipamento como esse, perenizando o nome de uma mulher tão forte e tão potente, que continuará inspirando cada um de nós, os que acreditam que a educação é libertadora e para todo mundo, independente de cor e de raça”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), responsável pela obra, a nova creche conta com um ambiente seguro, acessível e sustentável para acolher os alunos. A escola foi construída com sistemas sustentáveis, como água de reúso e placas solares que aquecem a água utilizada nos banheiros.

A CEI também atende as normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimãos, sinalização em braile, playground e banheiros acessíveis.

 

Comente Aqui