DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeitura acolhendo a população em situação de rua

Em mais uma noite gelada na capital, a Prefeitura de São Paulo encaminhou 640 pessoas para a rede de acolhimento socioassistencial e trinta foram acolhidas na Estação Pedro II da Linha 3 – Vermelha do Metrô.

Muitos sem-teto continuam pernoitando nas ruas, segundo assistentes sociais da Prefeitura, sendo que alguns por opção própria por não aceitarem ir para abrigos e albergues.

Voluntários da Pastoral do Povo da Rua encontraram um bebê de apenas um mês dormindo numa barraca em calçada ao lado do parque da Luz, durante uma distribuição de sopa. Pela manhã, a mãe e o bebê foram abordados. Ela contou que é de Guaianases, onde tem moradia, e veio encontrar o companheiro. Passou a noite nas barracas e pela manhã aceitou voltar para casa. A mãe e o companheiro foram abordados pela equipe da Assistência Social municipal logo cedo e levados para casa.

Durante a madrugada os termômetros marcaram 13°C no centro da cidade, por isso o trabalho de voluntários têm sido importante para diminuir o sofrimento de quem dorme nas ruas. Em sonora, homem em situação de rua disse que contraiu asma depois que foi para a rua.

Na ocasião, a Pastoral do Povo da Rua distribuiu cerca de 700 cafés da manhã e teve o apoio da Legião da Boa Vontade (LBV), que entregou 200 kits de frio no Centro e na casa de oração da pastoral. Antônio Paulo Espeleta, superintendente social da LBV, explicou sobre os kits e distribuições, mostrando que as doações são muito importantes para essas pessoas.

O serviço de emergência da Prefeitura no número 156, o Cape, funciona 24 horas por dia.

A REDE DE ACOLHIMENTO

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) conta com uma rede de acolhimento para pernoite e hotéis, com orientadores socioeducativos para a realização da abordagem social e viaturas que são utilizadas por equipes que realizam a abordagem durante a noite e a madrugada. Há ainda vagas com canil nos Centros de Acolhida e a aquisição de gaiolas de transporte de animais.

Com gestão compartilhada entre a Smads e a Secretaria de Direitos Humanos, também foram montadas pela SPTuris dez tendas de atendimento à população em situação de rua.

O Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas Temperaturas é formado por equipes técnicas das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Segurança Urbana, de Inovação e Tecnologia, das Subprefeituras, a Defesa Civil, São Paulo Transportes e São Paulo Turismo (SPTuris).

Eis os endereços de alguns voluntários que recebem doações:

PASTORAL DO POVO DE RUA – Rua Taquari, 1100, Mooca, Paróquia São Miguel Arcanjo.
MISSÃO BELÉM – Rua doutor Clementino, 608, Belenzinho.
ONG ANJOS DA NOITE – Rua José Teixeira da Silva, 15, Parque das Paineiras.
CRUZ VERMELHA – Corinthians – Rua São Jorge, 777, Tatuapé.
FACULDADE ANHANGUERA – Rua Siqueira Bueno, 929, Belenzinho.
DELLA VIA PNEUS – Avenida Amador Bueno da Veiga, 1885, Penha.
ARSENAL DA ESPERANÇA – Rua dr. Almeida Lima, 900, Mooca (Museu da Imigração).

Comente Aqui