DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeito sanciona lei que institui visita virtual para pacientes com Covid

Desde 2020, o vereador Arselino Tatto (PT) buscava a aprovação do Projeto de Lei 336/2020, apresentado na Câmara Municipal de São Paulo, que oferece ao paciente internado com Covid-19 a possibilidade de comunicação com seus familiares por meio de chamadas de vídeo, via celular ou tablet.

O parlamentar comentou a promulgação da lei: “Fico feliz que o prefeito Ricardo Nunes tenha tido a sensibilidade de sancionar essa iniciativa, especialmente neste momento em que nós sofremos com um novo pico da pandemia. É necessário que o paciente internado possa receber o conforto de sua família, mesmo que de forma virtual, e isso precisa estar disponível em todas as unidades de saúde da cidade. A visita virtual precisa virar uma rotina”.

Ao defender o programa, Arselino disse ainda que os pacientes hospitalizados com a doença enfrentam um duplo desafio: vencer o vírus e superar a distância das pessoas que amam. “Todos nós conhecemos alguém que passou ou está passando por esse drama. Conversando com o vereador Jair Tatto, que é coautor do projeto, resolvi que era preciso fazer algo para garantir o apoio familiar a estes pacientes, e assim surgiu o projeto que eu tenho certeza será importante para os cidadãos paulistanos”, argumentou o vereador.

De acordo com a proposta, o paciente passa a ter contato com seus familiares de forma regular e contínua, por meio de aparelhos tecnológicos, como celular e tablet. A Prefeitura poderá fazer parcerias ou convênios com empresas privadas para adquirir os equipamentos, minimizando os custos para o Município.

Segundo a proposta, a visita virtual atenua o sentimento de solidão do doente que poderá responder de forma mais positiva ao tratamento, já que o fator emocional, conforme os profissionais de saúde, é um grande aliado para alcançar a cura.

Arselino Tatto acredita que o programa também pode ajudar pacientes com outras doenças e que, por motivos diversos, estejam impossibilitados de receberem visitas durante o período de internação.

Colaboração: Angela Veloso

Foto: Agência Brasília

Comente Aqui