DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeito faz a entrega de novas ambulâncias para o Samu

Na manhã de 2 de agosto, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, entregaram 42 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Os veículos doados pelo Ministério da Saúde (MS), serão distribuídos entre todas as regiões da cidade com início de atendimento imediato. A solenidade aconteceu em frente à Catedral da Sé e também foi prestigiada por vereadores e populares.

Atualmente, o Samu tem uma frota de 122 ambulâncias e, destas, 42 serão substituídas pelas que chegaram para renovação. Do total entregue, apenas 24 estavam simbolicamente na cerimônia porque as outras já estão em atividade.

“Esses novos profissionais estão vindo para um time que tem um trabalho muito importante para a cidade e que tem o reconhecimento. O Datafolha pelo terceiro ano consecutivo, reconhece a Saúde da cidade de São Paulo como um dos melhores serviços”, destacou Ricardo Nunes. “Vamos ter uma nova central para o Samu, que será em um prédio muito bem-equipado na avenida do Estado, onde era o antigo Detran, e vamos abrir mais doze bases, além das que a gente já tem”, completou o prefeito.

Das ambulâncias entregues, 38 são de suporte básico e 4 de suporte avançado. As de suporte básico tem na equipe um condutor e dois enfermeiros e as de suporte avançado, um médico, um enfermeiro e um condutor. Os veículos são da marca Mercedes, modelo Sprinter 416 e equipadas com cilindro de oxigênio, maca sobre rodas, prancha e cadeira de rodas.

Para o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, o trabalho conjunto entre as equipes do Samu e os equipamentos de urgência e emergência da capital tem contribuído para a efetividade no atendimento prestado à população da cidade de São Paulo. “Muitas ocorrências são graves e esses profissionais salvam a vida dessas pessoas. Quero agradecer aos funcionários do Samu por salvar essas vidas”, disse o secretário.

“Esse serviço está presente 24 horas por dia e sete dias por semana. Agradeço ao prefeito por dobrar o efetivo e colocar esses profissionais mais próximos de toda a população que precisa do serviço”, comentou Alexandre de Resende Silva, diretor-geral do Samu.

SERVIÇO RECEBE MAIS 896 PROFISSIONAIS

Para ampliar o quadro de funcionários do Samu e possibilitar a expansão dos serviços prestados, estão sendo chamados no momento 896 profissionais aprovados em concurso, conforme autorização da Prefeitura de São Paulo. Destes, duzentos já foram capacitados e estão começando a compor as equipes. Cerca de cem profissionais são qualificados por semana para atuarem no serviço, até totalizar os 896.

Apenas no primeiro semestre deste ano, o Samu atendeu mais de 132 mil ocorrências, sendo os principais atendimentos de pessoas enfermas, problemas respiratórios, inconsciência ou desmaio, convulsões e ataques epilépticos, quedas, problemas psiquiátricos, paradas cardíacas ou respiratórias, dores no peito e acidentes de trânsito.

Comente Aqui