DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Perto de 800 pessoas foram abraçar a Guarapiranga

O Abraço Guarapiranga 2023 foi realizado no domingo, 4 de junho, no Parque da Barragem, distrito de Socorro, no extremo Sul paulistano. Em sua 17ª edição, o Abraço teve como tema o combate ao lançamento de esgoto sem tratamento nos cursos d’água, em especial, na própria represa de Guarapiranga.

O evento já é uma tradicional manifestação popular em defesa das fontes de água da região metropolitana de São Paulo. Além de pressionar o poder público por melhorias, o Abraço mobiliza e alerta a população, empresas e todos os níveis de governo para a urgência de uma nova cultura de cuidado com a água.

O Abraço Guarapiranga é realizado por um conjunto de organizações da sociedade civil desde 2006, quando a represa celebrava cem anos de existência. O encontro é aberto ao público e inteiramente gratuito.

A FESTA NA BARRAGEM

Segundo Mauro Scarpinatti, um dos organizadores do evento, o Abraço 2023 reuniu perto de 800 pessoas. Também estiveram presentes os vereadores Arselino Tatto e Marcelo Messias, os deputados Enio Tatto e Marina Helô (estaduais) e Nilto Tatto (federal) que também dão apoio à realização do Abraço.

Durante a manhã, o encontro teve oficinas, atividades ambientais e exposições em tendas de entidades parceiras, como a SOS Guarapiranga, Movimento Eco Estudantil, Projeto Garça Vermelha, SOS Abelhas Sem Ferrão, Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré (GEAT) e mais os grupos escoteiros do Riviera, Legacy, Guarapiranga e Santo Amaro.

Também teve a participação de alunos dos cursos de Biologia e de Medicina Veterinária da Universidade Santo Amaro (Unisa), que promoveram oficinas e deram orientações para tutores de pets. Foram oferecidas ainda orientações sobre compostagem e teste da qualidade da água, dadas por equipe da Fundação SOS Mata Atlântica.

Zé Márcio, o Kaipira Urbano, apresentou alguns números musicais ao lado de Luan Borges e outros artistas da região. Em seguida, Clara de Paula, diretora do GEAT, e Maria do Socorro, professora de Biologia da Unisa, leram um manifesto sobre a situação da represa de Guarapiranga.

Também foram prestadas homenagens a Mauro Queiróz, o Maurinho, ao padre Jaime Crowe, da Paróquia Santos Mártires, do Jardim Ângela, e a Adolfo Souza Duarte, o Ferrugem. Foram feitos os plantios de três mudas ao lado de placas com os nomes e fotos dos homenageados.

“O governo do Estado e a Sabesp tem a responsabilidade de cuidar da represa e temos que chamar a atenção deles para esta responsabilidade. O Abraço também chama a atenção para a responsabilidade individual das pessoas em relação à natureza, não jogando lixo na rua, sofás velhos em córregos e economizando água”, declarou o deputado Nilto Tatto.

Por seu lado, o vereador Marcelo Messias informou que tem acompanhado a fiscalização sobre as invasões e moradias irregulares na região e que tem atuado junto à Sabesp, às subprefeituras e à Prefeitura para corrigir a situação dos córregos e melhorar a qualidade da água que eles levam às represas.

Ao final do Abraço Guarapiranga, Mauro destacou o apoio ao evento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da Subprefeitura Capela do Socorro, da Guarda Civil e dos órgãos de imprensa locais, como o “Notícias da Região”.

Comente Aqui