DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Parques Naturais Municipais voltam a receber visitantes, sem restrições

Devido à pandemia, desde o dia 11 de março de 2020, os Parques Naturais Municipais (PNM’s) tiveram seu acesso ao público restrito. Entretanto, com o avanço da vacinação e maior controle da Covid-19, os PNM’s tiveram a ampliação do seu horário de funcionamento e podem receber visitantes regularmente de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Nas segundas-feiras são fechados para manutenção.

Desde o último dia 7, quatro locais já abriam seus portões para visitas diárias: Itaim, Jaceguava, Varginha e Bororé. Antes disso, estes parques estavam abertos em caráter piloto, mas agora podem ser visitados como já acontece em outro Parque Natural Municipal, localizado na zona Leste, o Fazenda do Carmo.

Os parques naturais são áreas de grande importância, pois resguardam uma rica biodiversidade, inclusive remanescentes de Mata Atlântica. Configuram-se como Unidades de Conservação de Proteção Integral, que permitem apenas o uso indireto de seus recursos naturais.

Entre os seus principais objetivos estão: preservar e recuperar as características dos ecossistemas originais, permitir pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.

São estes os Parque Naturais Municipais paulistanos:

PNM Itaim – Com área aproximada de 470 hectares, está localizado no bairro de Parelheiros e é o maior PNM. Entre seus atrativos está a trilha do Tatu, trilha do Ribeirão Itaim, Bosque do Silêncio, área para contemplação, de piqueniques e parquinho infantil. Local: Rua Amaro Alves do Rosário, 2676, em Parelheiros.

PNM Varginha – Está inserido na Sub-bacia Billings e a cerca de 30 quilômetros do Centro da capital paulista. O parque também conta com pista para bicicletas, mirante, biblioteca, ATI (Academia para Terceira Idade) e um píer na margem da represa Billings. Local: Avenida Paulo Guilguer Reimberg, 6.200, bairro Chácara Santo Amaro, distrito de Grajaú.

PNM Jaceguava – Conta com aproximadamente 410 hectares e possui uma cobertura vegetal bastante diversificada. O espaço oferece a Trilha do Saci e áreas para piqueniques. Local: Estrada do Jaceguava, 1100, bairro Jaceguava, região de Parelheiros.

PNM Bororé – Localizado na Ilha do Bororé, proximidades da represa Billings, conta com cerca de 80% de sua área útil coberta por vegetação da Mata Atlântica. Entre seus atrativos, a Trilha do Aventureiro, Trilha do Lago e píer na margem da represa para contemplação da paisagem. Local: Estrada das Vieiras, s/nº, bairro Bororé, distrito de Grajaú.

PNM Fazenda do Carmo – Possui 449 hectares e está localizado na zona Leste da cidade de São Paulo, na Área de Proteção Ambiental (APA) Parque e Fazenda do Carmo. Conta ainda com a Trilha da Preguiça, áreas abertas para piquenique e biblioteca comunitária. Local: Estrada da Fazenda do Carmo, 350, em Itaquera.

Comente Aqui