DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Paróquia lotada no dia de sua padroeira

Com a presença de dom José Negri, bispo da Diocese de Santo Amaro, foi celebrada missa na manhã do domingo, 26 de junho, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro de Socorro, zona Sul paulistana.

Além da presença de dom José, que celebrou o ato ecumênico junto com o padre Alexandre Werneck, pároco local, a missa teve como destaques a homenagem a sua padroeira – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, antes denominada Nossa Senhora das Graças – e a cerimônia de crisma de nove jovens e adultos, acompanhados de seus padrinhos.

Dom José falou aos fiéis que lotaram a paróquia sobre a trajetória da santa padroeira, sobre as imagens que a retratam com o Menino Jesus em seus braços e de sua presença e conforto ao Filho no momento do martírio na cruz.

O bispo também agradeceu a hospitalidade do padre Alexandre e fez muito elogios à reforma feita na antiga paróquia, que, segundo dom José, “estava muito feia”.

A paróquia situada nas proximidades do largo do Socorro – entrada para o extremo Sul paulistano, que faz divisa com os municípios de Itanhaém e São Bernardo do Campo – está também marcada na recente historia política e social do país por um fato ocorrido no final da década de 1970.

Ela foi atacada e invadida por forças policiais e da repressão do regime militar, ao dar refúgio a trabalhadores, sindicalistas e populares que se reuniram para discutir e reivindicar melhores salários, livre negociação e medidas contra a carestia que castigava a população em geral.

A ponte e o largo do Socorro foram transformados em verdadeiras praças de guerra e a paróquia, por décadas, conservou em seus vidrais as marcas das bombas jogadas pela Polícia em seu interior, antes de invadi-lo para desalojar os manifestantes e prender parte deles.

Comente Aqui