DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Orientando o imigrante e levando ações para todos

Com o objetivo de levar para a periferia atividades diversas, como palestras, oficinas, rodadas de negócios, capacitações, serviços, exposições e outras, e dessa maneira disseminando o conhecimento, fortalecendo o empreendedorismo e dando oportunidade para grupos mais vulneráveis, surgiu o evento Dia Empreenda, realizado pela Nova Empreenda, uma entidade jurídica sem fins lucrativos.

Desta feita, o Dia Empreenda aconteceu no Parque Cocaia, distrito de Grajaú, e teve como foco o imigrante, em especial, o venezuelano, além de levar serviços, orientações, informações e entretenimento para toda população local e de forma gratuita.

O evento foi realizado nas dependências da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Grajaú, no sábado, 31 de agosto. Segundo Daniele de Souza Antonio, diretora de Assuntos Públicos da igreja, a ação social recebeu perto de 2 mil pessoas durante todo o dia, sendo essa a primeira do gênero feita no local.

“Temos aqui oportunidades de emprego para mais de quinhentas pessoas, através do CATe (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), orientações e auxílio ao pequeno empreendedor pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), palestras sobre trabalho, currículo, entrevistas, orientações sobre documentação para imigrantes e vários serviços para a população em geral”, informa Daniele.

Entre os serviços oferecidos à população havia vacinação contra o sarampo, teste de sífilis e HIV e outros atendimentos de saúde prestados por funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Eliana, além de exames de vista, orientações jurídica, previdenciária e nutricional, atendimento no Espaço Beleza, com a Escola de Beleza Charmy, Espaço Criança, dos Correios, e ainda apresentações musicais e de dança com jovens da igreja.

“Este é um projeto interdisciplinar, vinculado à Faculdade de Direito da USP, que dá orientação jurídica, principalmente sobre regularização migratória e trabalho, dando encaminhamento e oferecendo outras ações”, explica Isabela Moreira, aluna de Direito e que faz parte do Promigra (Projeto de Promoção dos Direitos de Migrantes), que pela primeira vez atuava no distrito de Grajaú.

Segundo a diretora Daniele, na região vivem cerca de seiscentos imigrantes, entre venezuelanos, haitianos, bolivianos e colombianos. Cerca de cem venezuelanos frequentam a Igreja dos Santos dos Últimos Dias, onde também são ministradas aulas de inglês e que tem atraído muitos imigrantes.

“Foi bom prá nós dois esse evento. Eu achei algumas oportunidades de emprego no CATe o Vasquez tratou da questão de documentos, regularização e essas coisas. Fomos bem atendidos, gostei das palestras e ainda cortei o cabelo de graça”, comentou Luís de Carvalho, morador do Jardim Eliana, que estava com o amigo venezuelano, Vasquez.

Comente Aqui