DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Operação “Copa do Mundo”: Ipem-SP autua 38% estabelecimentos

Com o objetivo de garantir segurança no uso de brinquedos e produtos têxteis com alusão à Copa do Mundo, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e delegada pelo Inmetro, realizou de 24 a 27 de outubro, a Operação “Copa do Mundo” na capital e nas cidades de Bebedouro, Barretos, Campinas, Cruzeiro, Hortolândia, Indaiatuba, Itapetininga, Monte Mor e Santos.

“A segurança é fundamental para que possamos aproveitar bem esse período da Copa do Mundo, evitando possíveis acidentes com brinquedos sem certificação do Inmetro, e alergias, no uso roupas que não tenham a composição têxtil correta, conforme indicada na etiqueta. Intensificamos a fiscalização nesses produtos para evitar que o consumidor não tenha contratempos”, detalha o superintendente do Ipem-SP, Ricardo Camargo.

Durante a ação, as equipes percorreram 159 lojas de pequeno, médio e grande porte. Foram encontrados erros em 61 (38,4%) de estabelecimentos que receberam autuação. No total, foram fiscalizados 13.613 produtos e detectadas irregularidades em 3.637 produtos (26,7%).

Na capital foram 7.955 produtos fiscalizados e detectadas irregularidades em 2.384 produtos (30%). As equipes percorreram 98 lojas de pequeno, médio e grande porte. Foram encontrados erros em 38 (38,8%) de estabelecimentos que foram autuados.

No interior foram 5.658 produtos fiscalizados e detectadas irregularidades em 1.253 produtos (22,1%). As equipes percorreram 61 lojas de pequeno, médio e grande porte. Foram encontrados erros em 23 (37,7%) de estabelecimentos que foram autuados.

Nos casos de autuação, os fabricantes e estabelecimentos com produtos irregulares têm o prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem-SP. De acordo com lei federal, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Em casos de dúvida, desconfiança ou se o consumidor encontrar irregularidades, entre em contato com o serviço da Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 – 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br .

Comente Aqui