Destaque

NOTA DE PESAR – Faleceu Marco Antonio dos Reis, diretor do Ciesp Sul

No sábado, 11 de março, recebemos a notícia do falecimento de Marco Antonio dos Reis, que atualmente exercia o cargo de diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Distrital Sul, que representa as indústrias da zona Sul da capital paulista.

Ele assumiu a direção do Ciesp Sul em janeiro de 2022, mas há anos já mantinha um relacionamento próximo com a entidade. Nascido em 1953, Marco construiu ao longo de seus 69 anos de vida, uma sólida história no meio industrial.

Formado em Administração de Empresas, ele era industrial da área de Eletroeletrônica (fábrica de componentes). Em 1944, seu pai ingressou em uma oficina de rádio como único funcionário e transformou-a em uma indústria eletroeletrônica de aparelhos de som, com 600 empregados em um galpão de 16 mil m² na zona Sul paulistana.

Na década de 1970, Marco resolveu fazer estágio com o pai enquanto estudava Administração na Universidade Mackenzie, permanecendo com ele durante dois anos.

Com a ajuda do pai e um capital em mãos, Marco iniciou as atividades de uma pequena indústria na garagem da casa da família. Crescendo, chegou a ter 150 funcionários em um galpão de 3 mil m².

Bacharel em Administração de Empresas, com especialização em Marketing e Computação, Marco Reis cursou ainda Políticas e Estratégias pela Escola Superior de Guerra de São Paulo e por último realizou uma pós-graduação em Gestão Industrial pela Universidade de São Paulo (USP-FIA).

Sua trajetória com o Ciesp começou em 1979, quando ele se associou à entidade. Fez parte do Conselho do Ciesp e foi convidado a ser diretor do Conselho Superior da Micro, Pequena e Média Indústria (Compi) da Fiesp, onde permaneceu por 25 anos. Por último, em 2022, assumiu a diretoria do Ciesp Sul, onde permaneceu até 11 de março.

Marco Reis tinha como principal objetivo contribuir para a reindustrialização do país e fortalecimento da indústria nacional. Ativo em ações sociais, ele foi durante 20 anos vice-presidente da Federação de Obras Sociais (FOS), congregando 1,6 mil entidades sociais e criando o primeiro curso de Gestores de Entidades Sociais. Marco ajudou e coordenou muitos projetos de responsabilidade social na cidade de São Paulo, entre eles, o Batukebrada que ensina música a jovens da comunidade de Paraisópolis.

Expressamos aqui os sinceros sentimentos de pesar do “Notícias da Região” à família e amigos de Marco Reis, abalados como nós, com sua partida tão repentina. Foi um privilégio e motivo de satisfação termos convivido, mesmo que por pouco tempo, com esse grande brasileiro e cordial ser humano, Marco Antonio dos Reis (1953 – 2023).

Comente Aqui