DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

No Dia do Gato, saiba 10 curiosidades sobre o bichano

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado pet brasileiro é o segundo maior do mundo em faturamento, atrás apenas da China.

Boa parte deste crescimento está relacionada ao aumento da população de animais de estimação nos lares, sobretudo de gatos que, em seis anos, cresceu mais que o dobro da de cães. Os dados mostram que já são mais de 22 milhões de gatos no país, e a expectativa é de ultrapassar 30 milhões até 2022, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além de serem animais inteligentes e amorosos, o aumento da população de felinos aconteceu também devido à mudança no estilo de vida das pessoas: independência e fácil adaptação a ambientes pequenos, estes são alguns dos fatores que tem levado o brasileiro a se interessar e optar cada vez mais pelos bichanos.

Entretanto, uma pesquisa recente realizada pela Royal Canin®, marca de alimentação para gatos e cães, descobriu que, embora 45% dos tutores de gatos os considerem como um membro da família, metade deles adiam a visita ao consultório veterinário e isto pode atrasar a identificação de um possível problema. Por isso, a marca lançou a campanha “Meu Gato no Vet”, para conscientizar tutores sobre a importância da visita periódica ao médico-veterinário.

Neste Dia Mundial do Gato, para homenageá-lo, a médica-veterinária Natália Lopes, da Royal Canin Brasil, elencou dez curiosidades sobre os felinos para um melhor entendimento da espécie:

  1. A domesticação dos gatos começou a ocorrer a partir de 7.500 a.C. Os primeiros fósseis foram encontrados em uma região desértica, no norte da África.
  2. Gatos possuem visão tridimensional e noturna, fator que garante que sejam exímios caçadores.
  3. O paladar dos gatos é menos desenvolvido se comparado aos cães e aos humanos. Gatos também não sentem o sabor doce.
  4. O olfato, diferente do paladar, é bem desenvolvido, e é o primeiro sentido que atrai o gato para o alimento.
  5. A audição dos felinos é bastante aguçada e melhor que a de um cão.
  6. A infância do gato é dividida em duas fases distintas: a primeira vai até os 4 meses e a segunda vai dos 4 meses a 1 ano.
  7. A fase madura se inicia aos 7 anos. A partir dos 12 anos, ele entra no estágio senil.
  8. O período de socialização dos gatos ocorre em sua primeira fase de vida.
  9. Os gatos se comunicam com seus tutores de diversas maneiras, por meio do corpo, sons e gestos. O gesto de movimentar o rabo demonstra geralmente irritação, ao contrário dos cães.
  10. A paixão por gatos chama-se ailurofilia (gato + paixão), que vem do grego.

Comente Aqui