DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Mil Circolartes abre inscrições para oficinas circenses gratuitas

O Mil CircoLartes, grupo independente com olhar sensível para proporcionar acesso à cultura nas periferias, através do Projeto Circo Di Quebrada, abre inscrições nos cursos de circo, dança e teatro. As oficinas são todas gratuitas e os interessados podem se inscrever até 9 de dezembro, presencialmente, na sede localizada no Pantanal, bairro de Cidade Júlia, Pedreira, zona Sul da cidade de São Paulo.

As aulas começarão em 11 de dezembro, para crianças e jovens, divididos em turmas de 6 a 9 anos e de 10 a 13 anos. Elas serão realizadas pela manhã e à tarde, com, aproximadamente 1h30 de duração e intervalo para lanche, com tudo fornecido pelo projeto. Para se inscrever, é preciso levar RG do aluno e do responsável e comprovante de endereço.

O Circo Di Quebrada tem o objetivo de sensibilizar 150 aprendizes nas artes circenses, por meio de vivências lúdicas e na montagem de um espetáculo/mostra circense, ao final de cada oficina. As oficinas acontecerão no espaço fixo do Mil CircoLartes e de maneira itinerante em outros lugares.

Carlos Nascimento Costa, arte educador de dança, cita que na dança será proporcionada sensibilização dos movimentos ao construir noção corporal e espacial, lateralidade e ritmização. “E, ainda, os alunos terão possibilidade de ter processos criativos, criando um corpo cênico dentro das habilidades circenses”. Já no teatro, os alunos aprenderão a trabalhar a improvisação e somar com as esquetes clássicas do palhaço, com a arte educadora Vanessa Costa de Souza.

Na oficina circense, a garotada aprenderá números de equilíbrio (perna de pau, rola-rola e pés de latas) e a manipular objetos (malabares e claves), além de acrobacias de solo e aéreas (lira, tecido e trapézio). Outros grupos do bairro também foram convidados para participar em algum momento desta proposta.

O Projeto Circo Di Quebrada foi contemplado pelo Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. E antes deste apoio, contava com ajuda de vários admiradores da arte circense, além de amigos e grupos como o pessoal da La Trupe e a Ong Mboatar.

O Espaço Mil CircoLartes fica na rua Maria Teresa, 196, bairro Cidade Júlia. Para informações: www.milcircolartes.com.br / Instagram: @milcircolartes .

 

Abertura oficial do projeto

No dia 10 de dezembro, das 14h às 16h, no Parque Sete Campos, o Mil CircoLartes fará a abertura, oficialmente, do Projeto Circo Di Quebrada.

Na ocasião, quem estiver no parque poderá participar das atividades oferecidas, gratuitamente e ao ar livre. O endereço é estrada do Alvarenga, s/nº, região de Cidade Ademar.

 

Colaboração: Grasieli Évora

 

Comente Aqui