DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Ipem-SP reprova 28% dos artigos para Carnaval

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou no dia 12 de fevereiro, a Operação “Carnaval”. O objetivo foi identificar se o conteúdo de diversos itens utilizados nesta época do ano, corresponde ao indicado na embalagem para o consumidor.

Dos 32 produtos analisados em laboratório, em nove (28%) foram detectadas irregularidades. A tabela com as irregularidades estão em https://tinyurl.com/qmwzmj3 .

A ação, realizada nos laboratórios do instituto na capital, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto, analisou confetes, serpentinas, lantejoulas, purpurina, glitter, pulseiras, máscaras, apito, reco-reco, refrigerantes e bebidas alcoólicas mais consumidas no Carnaval. Os itens foram coletados no comércio com o objetivo de verificar as indicações de quantidade, peso e dimensão mencionadas nas embalagens.

Os comerciantes autuados têm dez dias para apresentar defesa. De acordo com lei federal, as multas podem variar entre R$ 100,00 e R$ 1,5 milhão.

Orientação para o consumo

O Ipem-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia, deve-se acessar: http://goo.gl/Waw0P1.

Comente Aqui