DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Ipem-SP constata irregularidades em medidas de papel higiênico

Fiscais do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, analisaram as medidas – largura e comprimento – de diversas marcas de papel higiênico das linhas doméstica, utilizados em residências, e institucional, àqueles utilizados em ambientes de alto fluxo, como banheiros públicos, vestiários, indústrias, hospitais e clínicas, a fim de verificar se a indicação apresentada pelo fabricante na embalagem está correta.

Durante a ação, realizada em maio passado, nos laboratórios do Ipem-SP na capital e nas cidades de Bauru, Campinas e São Carlos, foram verificados 18 produtos, sendo 4 (22%) autuados.

Em 2022, durante a mesma operação, nos laboratórios do Ipem-SP na capital e nas cidades de Bauru, Campinas e São Carlos, foram verificados 24 produtos, sendo 11 (46%) autuados.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O Ipem-SP informa que para fazer uma denúncia junto ao órgão, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone 0800 – 013.0522, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou acessar o site www.ipem.sp.gov.br .

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

Comente Aqui