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Inaugurada a Estação Bruno Covas, ou Mendes – Vila Natal da Linha 9 da CPTM

Na manhã de 10 de agosto, o governador João Doria, ao lado do prefeito Ricardo Nunes, inaugurou a Estação Mendes – Vila Natal na Linha 9 – Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de trens Metropolitanos).

A obra faz parte do projeto de extensão da linha, que prevê um investimento total de R$ 975 milhões. O objetivo da nova estação é ampliar as opções de mobilidade e transporte público no extremo Sul da capital paulista.

“Essa estação vai beneficiar, de imediato, 15 mil pessoas todos os dias. Ao longo de um mês, serão 450 mil pessoas e a tendência é aumentar esse número”, destacou Doria durante a inauguração.

Segundo o governo, a nova estação deverá favorecer a mobilidade dos moradores dos bairros do distrito de Grajaú, entre eles, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. Localizada entre Grajaú e a futura Estação Varginha, a Estação Mendes – Vila Natal começa a funcionar em operação assistida no dia 11 de agosto, das 10h às 13h, nos dias úteis, com intervalo médio entre trens de 20 minutos. O período de testes é importante para monitorar a adequação dos equipamentos aos sistemas de sinalização já existentes, informou a CPTM.

Além das estações Mendes – Vila Natal e Varginha (em obras), o projeto de extensão da Linha 9 inclui ainda investimentos em todo o sistema de energia, obras viárias e vias férreas. Para melhorar os deslocamentos na região próxima à nova estação, foram construídos dois viadutos rodoviários (Jacopo Torriti e Micronésia), que eliminarão as passagens de nível por estarem localizados acima da via férrea. Os acessos ao prédio, construído em uma área de 4,5 mil metros quadrados, serão feitos pelo lado Leste e Oeste do viário em nível sob o leito ferroviário.

Infraestrutura acessível e sustentável

O governo informa também que, assim como todas as estações existentes na Linha 9 – Esmeralda, a Mendes – Vila Natal está equipada com infraestrutura para oferecer acessibilidade plena aos passageiros. São duas escadas rolantes, um elevador, três escadas fixas de concreto e uma metálica, pisos podotáteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Além disso, conta com itens que garantem a sustentabilidade arquitetônica com gerador próprio de energia, sistema de detecção e combate a incêndio, mecanismo para captação e reaproveitamento de água de chuva, aquecimento solar para chuveiros dos funcionários, bem como equipamentos destinados à coleta seletiva de resíduos sólidos.

Para monitorar e garantir segurança aos passageiros, o espaço conta com recursos tecnológicos para monitoramento completo por câmeras. Visando o conforto e organização do fluxo, a estação conta com seis bloqueios normais e um acessível para cadeirante, e plataforma central para embarque e desembarque dos trens.

A estação também contará com bicicletário com capacidade para cem vagas, cuja construção está incluída na segunda fase das obras da estação, junto com o viaduto ferroviário. Além disso, a comunicação visual e todo o mobiliário da estação “foram feitos para oferecer bem-estar aos passageiros”, destacou o governo.

Estação Bruno Covas

O governador Doria também anunciou a futura denominação da estação Mendes – Vila Natal em homenagem ao ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas. “Essa estação será oficialmente batizada como Estação Bruno Covas. O Bruno estaria aqui conosco, como estava quando lançamos a obra. Ele não está aqui presencialmente, mas espiritualmente está presente. Então essa estação vai levar o nome do Bruno Covas”, disse Doria.

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