O Hospital Geral do Grajaú (HGG), na zona Sul paulistana, cem por cento gratuito através do SUS (Sistema Único de Saúde), passa a oferecer a seus pacientes um atendimento mais rápido e assertivo com o uso de tecnologias. A tecnologia adotada pelo hospital está trazendo mudanças que beneficiam pacientes, médicos e a gestão do hospital.
Entre os benefícios está a redução de erros médicos, com o registro das informações no Prontuário Eletrônico do Paciente e a checagem feita de forma virtual, com a sinalização de alertas para possíveis erros de preenchimento. A partir daí, a informação da dosagem de uma medicação, por exemplo, vai automaticamente para a farmácia e o posto médico (caso o paciente seja internado).
Outra vantagem é o fim do papel: a eliminação do uso de papel não apenas tornou a gestão mais ágil e eficiente, mas também gerou uma economia estimada de R$ 250 mil por ano. Houve ainda uma melhoria de 30% no tempo de administração de medicamentos e mais de 90% de compliance na rastreabilidade.
O hospital com a conquista da certificação HIMSS Nível 6, cenários de retrabalho e erros manuais devido ao uso de papel, falta de acesso digital a exames, resultados e agendamentos, além do risco da perda de dados, já não acontecem mais.
O HGG já possui cinco certificações e, no último dia 19 de fevereiro, recebeu a certificação de nível 6 pela HIMSS, a Healthcare Information and Management Systems Society. Isso diz que a instituição já adotou práticas avançadas de digitalização, otimizando não só a gestão das informações, como também a redução do risco de perda de dados e garantindo mais facilidade na tomada de decisões clínicas, aumentando a eficiência operacional do hospital e a segurança do paciente.
“Neste processo para conquista da certificação, tivemos exemplos que incluem a detecção precoce de um quadro de septicemia e a sinalização automática de interações medicamentosas no momento da prescrição. Esses avanços demonstram o impacto positivo da digitalização ao substituir práticas baseadas em critérios individuais por um modelo institucionalizado e padronizado”, afirma Andrea Matsushita, superintendente médica do Hospital do Grajaú.
Com a certificação, o HGG agora oferece aos seus pacientes e profissionais de saúde acesso rápido e seguro aos dados médicos, através de uma plataforma digital.
Com um portal exclusivo, os pacientes podem acompanhar sua jornada de tratamento, consultar agendamentos e acessar resultados de exames. Além disso, o histórico de atendimento — incluindo diagnósticos, médicos responsáveis e prescrições — estará disponível, proporcionando mais controle e transparência sobre os cuidados recebidos.
A certificação foi obtida por meio de um processo de consultoria conduzido pela TechInPulse, empresa do Ecossistema MV e certificadora HIMSS no Brasil. Além disso, a implementação das soluções da MV em diversas áreas do hospital desempenhou um papel essencial no atendimento aos requisitos para a certificação.
IMPACTO PARA A INSTITUIÇÃO
“A certificação HIMSS 6 no Brasil representa um marco para hospitais que buscam excelência na gestão de dados e processos digitais. Para obtê-la, tanto o HGG quanto outros hospitais precisam atender a rigorosos requisitos, como a implementação de sistemas eletrônicos de saúde (EHR) e o uso de ferramentas para a tomada de decisão clínica”, afirma Daennye Oliveira, CEO da TechInPulse.
Com a conquista, o HGG passa a focar as ações de transformação digital rumo ao nível 7 da HIMSS, que é o patamar mais alto da maturidade digital de uma instituição de Saúde, de acordo com informações da TechInPulse.


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