DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Hoje, Colégio Humboldt relembra 90 anos do incêndio do parlamento alemão

O Colégio Humboldt, instituição multicultural situada no distrito de Socorro, realiza nesta QUARTA-FEIRA, 10 DE MAIO, ÀS 19 HORAS, o evento “Democracia em Chamas: ameaças ao mundo livre no passado e presente”, em memória aos 90 anos do incêndio do parlamento alemão (Reichstag) em Berlim, em 1933, e a queima dos livros em várias cidades universitárias da Alemanha no dia 10 de maio do mesmo ano.

Com a participação de representantes do Brasil e da Alemanha em uma mesa redonda, eles vão refletir sobre os desafios atuais da democracia, como, por exemplo, o ataque às instituições democráticas no dia 8 de janeiro, em Brasília, e a tentativa de um motim por meio da organização “Reichsbürger” no ano passado, na Alemanha.

Janeiro de 2023 marcou os 90 anos de o parlamento da Alemanha ter sido incendiado, ocasião que os nazistas utilizaram como ameaça à nação e pretexto para o início da aniquilação das instituições democráticas e do livre pensamento.

O processo da instalação de poder total culmina no dia 10 de maio de 1933, com um evento que ficou marcado pela queima de livros, onde estudantes nazistas em quase todas as cidades universitárias da Alemanha jogaram obras de autores como Karl Marx, Sigmund Freud, Thomas Mann, Stefan Zweig e Erich Kästner em fogueiras gigantes.

DEBATE E ENCENAÇÃO

Os convidados que participam da mesa redonda são Mathias Makowski, diretor do Goethe-Institut; a atriz e doutora da USP, Mirtes Mesquita, que vivenciou a censura e perseguição da década 70 na USP; Carolina Marinho, roteirista do filme “A Mãe” e diretora do Coletivo Estopô Balaio; Ivi Brasil, jornalista e crítico de arte; e o chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, André Bazzanella, representante do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Eles discutem temas como “Entre a censura e a liberdade: o que a arte pode fazer? O que a democracia tem de suportar?”, “Destruição da arte como um ato simbólico” e “”Thoughts are free” – Qual é a sensação de não poder dizer o que você pensa?”.

Os alunos do Colégio Humboldt farão uma performance sobre a queima de livros em 10 de maio de 1933. A encenação acontece ao redor do monumento que foi construído na escola contra o totalitarismo, idealizado em 2020 por um grupo de estudantes ao vencerem o concurso do governo alemão “Erinnern für die Gegenwart” (Lembrar para o presente).

O Colégio Humboldt fica na avenida engenheiro Alberto Kuhlmann, 525, bairro Veleiros, no distrito de Socorro, zona Sul paulistana. Telefone (11) 5686-4055.

Comente Aqui