DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Governo paulista anuncia início de vacinação contra a Covid em janeiro

No dia 7 de dezembro, o governador João Doria lançou o Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus. A campanha vai começar no dia 25 de janeiro, com prioridade para profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas na primeira etapa. São Paulo também vai disponibilizar quatro milhões de doses da vacina do Instituto Butantan para outros estados.

“A vacina será gratuita para todos no sistema público de saúde do estado de São Paulo”, afirmou o governador. A previsão é que nove milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses. O público-alvo prioritário abrange trabalhadores na linha de frente de combate à Covid-19, indígenas e quilombolas e também a faixa etária com maior índice de letalidade por Covid-19 (77% das mortes provocadas pelo coronavírus até agora são de pessoas com mais de 60 anos).

A campanha será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e implementada em parceria com as 645 prefeituras de São Paulo. O objetivo é dobrar o total de postos de vacinação dos atuais 5,2 mil para até 10 mil locais.

O Estado vai propor aos municípios a adoção de normas especiais para vacinação em farmácias, quartéis da Polícia Militar, escolas, terminais de ônibus e postos volantes em sistema drive-thru. O objetivo é garantir a segurança da população e evitar aglomerações nos locais de imunização.

Segundo o governador, o cronograma estipula cinco etapas de vacinação a partir do início da campanha. Até o fim de março, o governo estima que quase 20% dos 46 milhões de habitantes do estado estejam imunizados com duas doses da CoronaVac e para isso conta com a rápida aprovação da vacina do Butantan pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A CoronaVac é desenvolvida em parceria internacional entre o Instituto Butantan e a biofarmacêutica Sinovac Biotech. O resultado da fase 3 com o índice de eficácia do imunizante deve ser divulgado na próxima semana.

O Estado informa que estudos clínicos demonstraram que 94,7% dos voluntários não tiveram evento adverso. Dos que apresentaram alguma reação, 99,7% relataram sintomas de baixa gravidade, como dor no local da injeção e dor de cabeça leve. Artigo publicado na revista científica The Lancet apontou que a vacina do Butantan produziu resposta imune em 97% dos participantes dos estudos.

Este é o cronograma do Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus:

– 25 de janeiro a 28 de março;

– Nove semanas de duração;

– Dezoito milhões de doses;

– Duas aplicações por pessoa, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose.

Calendário de vacinação:

Dose 1:

25/01 – Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas;

08/02 – Pessoas com 75 anos ou mais;

15/02 – Pessoas com 70 a 74 anos;

22/02 – Pessoas com 65 a 69 anos;

01/03 – Pessoas com 60 a 64 anos.

Dose 2:

15/02 – Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas;

01/03 – Pessoas com 75 anos ou mais;

08/03 – Pessoas com 70 a 74 anos;

15/03 – Pessoas com 65 a 69 anos;

22/03 – Pessoas com 60 a 64 anos.

Comente Aqui