DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Governo do Estado anuncia dez eventos-teste com acompanhamento

O governo do Estado de São Paulo anunciou que irá realizar, de 15 de junho a 30 de julho, dez eventos-teste para testagem e acompanhamento das pessoas por duas semanas. O objetivo é criar um planejamento seguro, responsável e baseado na ciência para retomada das atividades do setor no segundo semestre.

“Os eventos serão realizados com limitação de público, ambiente de público e testagem rápida dos participantes. Isso já foi realizado em outros países, em iniciativa semelhante”, disse o governador João Doria durante o anúncio.

Os eventos previamente definidos ocorrerão em ambiente controlado, com testagem de participantes e equipe, assim como acompanhamento pós-evento do governo.

A iniciativa será feita em duas feiras de economia criativa – incluindo uma que reunirá artesãos de diversas feiras da capital paulista -, uma feira corporativa – seguindo o modelo da Expo-retomada -, quatro festas sociais, sendo pelo menos um casamento e um jantar corporativo, e três eventos noturnos.

Segundo o governo, os testes utilizados serão de antígeno, com resultado imediato, aprovados pela Anvisa e com sensibilidade parecida com o teste RT-PCR, diagnosticando pessoas que estão contaminadas e transmitindo a Covid-19. Haverá limitação de público e serão progressivamente testados eventos mais complexos, de acordo com avaliações e acompanhamentos dos participantes pós-evento.

“Não é uma retomada, não é uma abertura, são dez eventos-teste”, reforçou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen. Para favorecer a retomada segura deste setor, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico irá disponibilizar um curso de biossegurança de protocolos sanitários para capacitar profissionais de festas e eventos, bares e restaurantes, com destaque para as equipes de cozinha, atendimento de salão e bar.

Serão 3 mil vagas ao longo do ano, com aulas remotas de 84 horas, divididas em três módulos, que estão sendo construídos com os setores econômicos. As inscrições serão abertas no site www.viarapida.sp.gov.br a partir de agosto.

Comente Aqui