DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Etec Irmã Agostina vence final nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

A Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, situada no bairro Jardim Satélite, na Capela do Socorro, zona Sul da capital paulista, vai representar o Brasil na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, após vencer a etapa nacional da competição.

A apresentação final dos projetos ocorreu em 5 de junho, pela plataforma digital da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), organizadora do evento.

O trabalho vencedor foi “Atividade biofloculante da pectina extraída da casca da laranja para tratamento de efluentes líquidos”, desenvolvido pelos alunos Daniel Santos e Iago Martins (foto), do curso técnico em Química. Eles identificaram na casca da fruta uma substância (pectina) que se mostrou capaz de substituir o produto tóxico que geralmente é aplicado para eliminar a turbidez da água. A etapa internacional do prêmio está programada para agosto, durante a Semana Internacional da Água, na capital da Suécia.

“O prêmio dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica das Etec’s e principalmente aos professores da unidade Irmã Agostina”, afirma o professor e orientador do projeto, Alexandre Barros.

Para o aluno Iago Martins, o resultado do prêmio “evidencia o alto nível técnico, a qualidade de ensino e infraestrutura das Etec’s, além de ser uma credencial para um futuro processo seletivo de emprego ou em algum projeto de pesquisa”.

A Etec Irmã Agostina está construindo uma trajetória na premiação. Neste ano, a escola participou da final com dois projetos. Em 2019, a unidade também foi a vencedora da final nacional e representou o país na etapa internacional da competição.

Quesitos e participantes

Os finalistas da edição de 2020 participaram de dois processos de avaliação: a sabatina com os jurados, realizada no dia 30 de maio, e a apresentação final, com transmissão ao vivo pela internet. Na última fase foram avaliados os quesitos relevância do tema, criatividade, metodologia, conhecimento do assunto, habilidades práticas, apresentação e qualidade do relatório.

O coordenador do evento, o tecnólogo Álvaro Diogo, destacou o alto nível dos trabalhos e afirmou que a diferença de pontos entre os cinco finalistas foi pequena.

 As unidades do Centro Paula Souza (CPS) concorreram à final nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo com três projetos de alunos que apresentaram propostas para a crise mundial da água. Além do vencedor, a Etec Irmã Agostina esteve representada na final nacional com o trabalho “Desenvolvimento de micropartículas magnéticas associadas à quitosana reticulada para recuperação de íons Ni2 + de efluentes industriais”, dos estudantes Marcos Vinícius Caetano e Victória Cavalcante, com orientação do professor Klauss Engelmann.

Outro finalista do CPS na premiação foi a Etec prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, com o estudo “Redução da toxidade de efluentes de curtumes até atingir a condição de água potável”, desenvolvido pelas alunas Rafaela Celestino e Tassiany Schatz, coordenado pela professora Joana D’Arc Félix.

Foto: Divulgação

Comente Aqui