DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Estudantes de 16 e 17 anos são vacinados em escola do Jardim São Luiz

A partir de 18 de agosto, adolescentes de 16 e 17 anos que possuem comorbidades e/ou deficiências, grávidas e puérperas já podem se vacinar no estado de São Paulo, de acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI).

Para marcar a data, denominada Dia da Vitória, os secretários estaduais Rossieli Soares (Educação) e Jean Carlo Gorinchteyn (Saúde), acompanharam a vacinação de onze alunos da Escola Estadual professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva, no bairro Jardim São Luiz, aqui na zona sul da capital paulista.

Um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health (2021), aponta que jovens com deficiências e comorbidades, além de correrem maior risco com a Covid-19, sofrem mais prejuízos durante a pandemia, como interrupção no acesso à educação, saúde e suporte que são fundamentais para a rotina de tratamento e estímulos; redução da atividade física levando ao declínio da saúde mental e funcional; distanciamento físico e inatividade levam ao isolamento social e solidão; sobrecarga e estresse do cuidador informal e familiar.

A vacinação para este grupo vai até 25 de agosto. A partir do dia 26, já pode se vacinar quem possui de 12 a 15 anos.

Para o público geral desta faixa etária, a imunização começa a partir do dia 30, para quem tem entre 15 e 17 anos, e em 6 de setembro para os de 12 a 14 anos.

A imunização destes jovens e crianças tem também como objetivo dar maior segurança às famílias para o retorno às aulas presenciais. A volta às aulas, porém, não está condicionada à vacinação.

“Hoje com esse pontapé inicial, onze alunos desta unidade escolar, representando outros milhões, começam a ser vacinados. Estou feliz por minha escola ter sido a escolhida para representar a rede da Secretaria de Estado da Educação”, afirmou o diretor da unidade, Jorge Luis Ribeiro.

Comente Aqui