DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Estado e Prefeitura iniciam obras na região do córrego Antonico, no Morumbi

Em 29 de janeiro, governo do Estado e Prefeitura de São Paulo deram início na construção de um novo reservatório subterrâneo e na canalização de parte do córrego Antonico, no Morumbi, zona Sul da capital, ao lado do estádio do São Paulo Futebol Clube.

A ação contará com um investimento de R$ 117 milhões do Estado e terá a participação da administração municipal, que já atua na remoção das famílias que viviam em cima do córrego, e que também irá viabilizar outro piscinão na região.

O prefeito Ricardo Nunes explicou que a obra é dividida entre a Prefeitura e o Estado, com a construção de dois piscinões, iniciando-se dentro do bairro de Paraisópolis, no córrego do Antonico. “Só um fazer um piscinão não resolveria, e a soma dos esforços, da Prefeitura e do Estado, é que vão dar resultado aqui”, disse o prefeito, apontando que a administração municipal já removeu 874 famílias da área, segundo o último levantamento feito.

O novo piscinão feito pelo Estado terá capacidade para armazenar mais de 44 milhões de litros de água – o equivalente a 18 piscinas olímpicas. A previsão é que a obra fique pronta em 2026 e beneficie mais de um milhão de moradores da região e locais com grande fluxo de pessoas, como o estádio e o clube social do São Paulo, o hospital Albert Einstein e as instituições de ensino Santo Américo e Visconde de Porto Seguro.

“Nós vamos construir um piscinão de 44 milhões de litros. A Prefeitura vai construir outro piscinão. Será um piscinão de 133 milhões de litros. Se a gente somar os dois, a gente está falando de 177 milhões de litros que vão ser reservados, beneficiando a região”, detalhou o governador Tarcísio.

O reservatório do Estado ficará embaixo da praça Alfredo Gomes, no extremo da avenida Jules Rimet, e terá um formato circular, com mais de 27 metros de profundidade e 48 metros de diâmetro. Uma vez pronto, receberá as águas do córrego Antonico, que se origina em Paraisópolis e passa sob o estádio do Morumbi e a avenida Jorge João Saad.

Segundo o governo, durante chuvas intensas, o piscinão vai acumular o excesso de água e proteger o sistema de drenagem urbana, mitigando riscos de alagamentos. Indiretamente, a obra também terá impacto positivo nas regiões próximas ao córrego Pirajuçara, onde o Antonico desemboca, e ao rio Pinheiros, que recebe as águas dos dois afluentes.

Simultaneamente, o governo estadual informa que também canalizará um trecho de quase um quilômetro do córrego Antonico e revitalizar a praça Alfredo Gomes. Também haverá a instalação de 1,1 quilômetro de galerias de drenagem no entorno.

 

O NOVO PISCINÃO 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), prevê abrir no dia 9 de fevereiro, os envelopes da licitação para a contratação das obras de implantação do reservatório para contenção de cheias do córrego Antonico.

Com previsão de investimento de R$ 289,7 milhões, o empreendimento será construído no terreno entre as ruas Corgie Assad Abdala, João da Cruz Melão e avenida Giovanni Gronchi, com capacidade para armazenar 133,5 mil m³ de água. O novo reservatório será fechado, o que permitirá o reaproveitamento da área após o término dos trabalhos, garantindo a utilização do espaço pela comunidade.

Para reforçar a captação das águas pluviais, as intervenções também construirão 664 metros de novas galerias na rua senador Otávio Mangabeira.

Comente Aqui