DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Estado e parceiro doam 500 mil absorventes para alunas de escolas municipais

O governo do Estado de São Paulo fez uma doação de 500 mil absorventes íntimos, em parceria com a empresa Procter & Gamble, para a Prefeitura da capital.

O intuito é apoiar o projeto de lei sancionado no município e que garante o fornecimento dos itens de higiene em escolas da rede municipal.

A sanção do Projeto de Lei 388/2021 aconteceu em 12 de julho, e contou com a presença do secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, do  prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e da diretora de Relações Governamentais e Políticas Públicas Procter & Gamble, Daniela Rios.

No âmbito estadual, a Secretaria da Educação do Estado anunciou no mês passado, o programa Dignidade Íntima, que também visa distribuir produtos de higiene menstrual nas escolas estaduais. Serão investidos na ação R$ 30 milhões, que devem beneficiar 1,3 milhão de estudantes em idade menstrual.

A verba será disponibilizada pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-SP) com o objetivo de beneficiar principalmente estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e social. Os protocolos de distribuição possuem como principal diretriz garantir privacidade e cuidado, criando múltiplos canais de atendimento para as alunas que precisam.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 1 entre 10 meninas no mundo sofrem com o impacto da pobreza menstrual na vida escolar. No Brasil, estima-se que esse número seja 1 em 4. Em 2014, a ONU reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de direito humano e à saúde pública.

Comente Aqui