DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Empresas ajudam no ensino de tecnologia em escolas públicas

O Grupo Mais Unidos, a Qualcomm e a Gerdau, anunciaram colaboração com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para o lançamento do componente de Tecnologia e Inovação do “Programa Inova Educação”.

A iniciativa prevê que 2 milhões de alunos em 3,8 mil escolas da rede pública estadual tenham aulas semanais de tecnologia. O componente conta com três eixos: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Letramento Digital e Pensamento Computacional, que abarcará questões de dados, segurança da Internet, fake news, cidadania digital, programação e robótica.

Em 2018, o Grupo Mais Unidos trabalhou com a Secretaria de Educação para realizar um piloto de ensino de programação e robótica em dez escolas, tendo beneficiado mais de 500 alunos por meio do projeto Robolab. Os aprendizados obtidos demonstraram o impacto positivo do ensino de robótica e no interesse dos alunos pela escola (aumento de 26% para 79%) e por matérias relacionadas à Matemática e Ciências (crescimento de 2% para 63%).

O “Inova Educação” abrange toda a rede estadual do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio. Ao todo, cem mil professores realizaram o curso de formação inicial e eles poderão se candidatar para ministrar as aulas de tecnologia e inovação. A Secretaria Estadual de Educação investirá recursos para a compra de equipamentos e adequação da infraestrutura das escolas.

“Queremos que a escola faça sentido aos nossos alunos, por isso vamos oferecer três novas disciplinas: Tecnologia e Inovação, Projeto de Vida e Eletivas”, destaca Rossieli Soares, secretário estadual da Educação.

“A introdução de aulas de tecnologia e robótica para os alunos da rede pública é um importante fator de desenvolvimento das competências do século XXI para os jovens brasileiros, que irão se tornar protagonistas de um mundo cada vez mais conectado e digital”,  afirmou Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para América Latina.

“O mundo está mudando cada vez mais rápido, assim como o mercado de trabalho e as profissões. A iniciativa “Inova Educação”, por meio do módulo de robótica, tem como objetivo preparar os jovens para esse novo mundo”, declarou Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

Comente Aqui