DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Em São Paulo, 336 mil novas vagas formais no comércio e serviços

Entre os meses de janeiro e outubro, os serviços e o comércio do estado de São Paulo abriram cerca de 336 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada.

Dados elaborados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que, no primeiro caso, o saldo foi de 288,3 mil postos de trabalho. No segundo, esse número foi de 47,8 mil.

Um aumento na geração de empregos nesta época do ano era esperado pela FecomercioSP, principalmente por causa da preparação dos estabelecimentos para uma demanda mais elevada, com a injeção do décimo terceiro salário na economia, nos últimos dois meses.

Não à toa, em outubro, o comércio paulista registrou o melhor resultado de 2023, com 13,9 mil vagas criadas, mais que o dobro do apontado em setembro. Já o setor de serviços obteve o segundo melhor número ao ano, criando 44,1 mil postos celetistas.

Segundo a federação, os serviços devem manter essa tendência para o próximo levantamento, de novembro, com exceção do segmento educacional, que, ao contrário, costuma apresentar resultados negativos em períodos próximos ao fim do ano letivo.

Por outro lado, o aquecimento nas vendas deve fazer o comércio experimentar o melhor mês, em especial na divisão varejista, uma vez que é nesse período que a renda familiar está mais fortalecida e consequentemente, o consumo aumenta.

 

Comente Aqui