DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Durante uma semana, atividades escoteiras no Santo Mercado

De 17 a 23 de abril, o público poderá conhecer e vivenciar um pouco de um dos mais importantes movimentos sociais do mundo – o Escotismo.

Em parceria com o Grupo Escoteiro Santo Amaro, o Santo Mercado (Mercado Municipal de Santo Amaro) realiza exposição que conta a história do movimento e do grupo, ambientada por itens imprescindíveis para uma aventura escoteira. A entrada é franca.

Nos dias 22 e 23, das 14h às 17h, as crianças e jovens poderão vivenciar um pouco da filosofia do Escotismo por meio de atividades propostas por um grupo de escoteiros, que estará no local. Jogos e brincadeiras musicadas completam a diversão em seções de 20 minutos.

A ação celebra o Dia do Escoteiro, comemorado em 23 de abril. A data foi escolhida pelo fundador do movimento, Robert Baden-Powell, em 1910, por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia de São Jorge, patrono do Escotismo.

O horário de funcionamento do Santo Mercado é de segunda a sábado, das 7h às 22h, domingo e feriados, das 7h às 18h. O endereço é rua ministro Roberto Cardoso Alves, 359, em Santo Amaro.

O ESCOTISMO E O GRUPO SANTO AMARO

Segundo a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), o Escotismo é um movimento educacional de jovens e para jovens, sem vínculos políticos ou partidários, é voluntário e conta com a colaboração de adultos.

Ele valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com seu propósito, princípios e Método Escoteiro, concebidos pelo seu fundador, Baden-Powell, e adotados pela UEB.

Em nível mundial, o Movimento Escoteiro é regido pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME), uma organização independente composta por 164 organizações nacionais em 223 países e territórios em todo o mundo. Com mais de 40 milhões de membros, a OMME é tido como o maior movimento de juventude do mundo.

Já o Grupo Escoteiro Santo Amaro, fundado em 29 de junho de 1996, representa o movimento na zona Sul paulistana. Seu emblema é uma Flor de Liz com um coração no centro envolvido por duas formas geométricas, que representam a proteção à vida por meio do Movimento Escoteiro.

Comente Aqui