DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Discutido o Plano de Ação para a Capela do Socorro

Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e da Subprefeitura Capela do Socorro (SPCS) estiveram reunidos em audiência pública no dia 3 de fevereiro, para apresentação do Plano de Ação da região, de acordo com o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, continuidade dos Planos Regionais publicados em 2016.

Fizeram parte da audiência os novos conselheiros participativos, que foram empossados no mesmo dia. A ideia é que os munícipes dêem suas contribuições sobre os Planos de Ação com foco nas demandas territoriais e nas ações previstas pela Prefeitura.

As audiências são uma etapa consultiva. Os Planos Regionais são instrumentos de planejamento e gestão da política urbana que tem como objetivo detalhar as diretrizes do Plano Diretor Estratégico no âmbito territorial de cada Subprefeitura, articulando as políticas setoriais e complementando as questões urbanístico-ambientais em seus aspectos físicos e territoriais.

Os Planos Regionais podem indicar áreas com maior demanda por equipamentos sociais, áreas verdes e parques; propor melhores conexões entre as áreas da cidade, os equipamentos públicos e as ciclovias; propor intervenções nos espaços públicos, articulando-os aos equipamentos existentes e às ações públicas previstas no território; propor a qualificação de ruas e praças, criando melhores condições de circulação, acessibilidade, permanência e uso.

A Coordenadoria de Planejamento Urbano (Planurbe) definiu 17 perímetros de ação para a região. Eles são prioritários e, embora tratados como unidades, terão de se integrar aos demais perímetros. Eles estão numerados segundo o plano:

Zavuvus (71) – Composto pelos córregos Zavuvus, que em Santo Amaro corre principalmente junto à av. eng. Alberto de Zagottis, e Ipasure, que em Capela do Socorro corre junto à av. dos Lagos, e por áreas verdes, de lazer e esportes próximas.

Largo do Socorro (232) – O largo do Socorro está inserido na área do Arco Jurubatuba e configura-se como uma área de conexão de eixos estruturais das avenidas Guarapiranga, de Pinedo, Atlântica e do Rio Bonito.

Parque Jurubatuba (237) – Na margem do canal Jurubatuba, em Capela do Socorro, delimitado pela barragem da Billings até o canal da Guarapiranga.

Parques da Guarapiranga (238) – Ao longo da margem da represa de Guarapiranga.

Cocaia/Sesc Interlagos (242) – No entorno do Sesc Interlagos e nas bordas da represa Billings.

CEU Vila Rubi / CEU Cidade Dutra (247) – Compreende a região dos dois CEU’s e a Estação Primavera – Interlagos da Linha 9 da CPTM.

Av. Manuel Alves Soares / Av. Lourenço Cabreira (250) – A avenida Lourenço Cabreira e sua extensão, a av. Manuel Alves Soares, estão localizadas no distrito de Cidade Dutra.

Península do Cocaia (255) – Formada pela implementação da represa Billings, a Península do Cocaia está localizada no distrito de Grajaú.

Belmira Marin / Canal do Cocaia (259) – O perímetro está traçado pelo eixo viário da avenida dona Belmira Marin e as ruas Pedro Escobar e Rubens de Oliveira, no distrito de Grajaú.

CEU Grajaú / Parque Linear Ribeirão Cocaia (264) – O perímetro trata da região do território CEU Grajaú / Petronita, que abrange a av. Antonio Carlos Benjamin dos Santos e os bairros Vila Brasil e Parque São José.

Requalificação da Área da 1ª Balsa (269) – Região no final do eixo da avenida Belmira Marin e permite o acesso através da balsa à Ilha do Bororé.

CEU Três Lagos (271) – Abrange a área no entorno da estrada do Barro Branco e da rua Alziro Pinheiro de Magalhães.

Balneário São José (274) – Esta região abrange o Balneário São José, o futuro Terminal Varginha (ônibus) e o trecho sul da av. senador Teotônio Vilela, altura do cruzamento com a av. Paulo Guilguer Reimberg.

Av. Paulo Guilger Reimberg (277) – Este eixo está inserido, principalmente, na Área de Proteção Ambiental Bororé – Colônia.

Transporte Hidroviário Grajaú / Pedreira (283) – No braço da represa Billings, na região de Capela do Socorro e Cidade Ademar.

Parques Urbanos (323) – Compreende o Parque do Caulim, Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, Parque Linear no Centro de Parelheiros e margens da Billings, entre outros em planejamento.

Vila São José / Vila Quintana (394) – A Vila São José está inserida na bacia do córrego São José e tem como vias estruturadoras as avenidas senador Teotônio Vilela, Carlos Oberhuber e rua José Bocchiglieri. A Vila Quintana é delimitada pela Linha 9 da CPTM e a av. senador Teotônio Vilela.

 

Colaboração: Luiz Carlos de Assis

Comente Aqui