DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Dia do Futebol Varzeano, proposto pelo deputado Freitas, é instituído

Tramitava desde maio de 2019 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), mas só no último dia 3 foi sancionado pelo governador em exercício, Rodrigo Garcia, e publicado no Diário Oficial do Estado do dia 4, o projeto que virou a Lei 17464 / 2021 que institui o Dia do Futebol de Várzea no Estado de São Paulo – 30 de junho. A proposta é de autoria do deputado estadual Adalberto Freitas (PSL).

O deputado justifica sua iniciativa no fato de que esse tipo de atividade é centenária, sendo criada por volta de 1920 às margens das várzeas do rio Tietê, que, naquela época, recebia diversas atividades esportivas.

O parlamentar disse ao repórter Clayton Freitas, da revista Veja SP, que o futebol de várzea, “por ser uma grande tradição do povo brasileiro, jamais deixará de existir, pois encontra apoio de entidades públicas e privadas, por meio de incentivos na manutenção de campos e equipes de futebol, realização de torneios, festivais, campeonatos, mantendo acesa a chama do esporte bretão no coração dos brasileiros”.

Segundo a revista, dados da Federação Paulista de Futebol Varzeano indicam que existem somente na região metropolitana de São Paulo, perto de 3 mil equipes e 440 campos de futebol cadastrados.

A federação foi criada em 30 de junho de 2008, por Milton Mattoni, que faleceu em abril deste ano. Daí a escolha do dia 30 de junho para comemorar o Dia do Futebol Varzeano.

Em sua matéria na Veja SP, Clayton cita que um dos palcos mais famosos de prática do futebol de várzea no passado, era a área onde atualmente está o Parque do Povo, que chegou a reunir nove equipes diferentes. O fato da existência do futebol de várzea no local foi um dos motivos que levou ao tombamento do local pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do estado de São Paulo, em 1994.

Por fim, a matéria da Veja SP destaca que, “apesar de ser uma prática que predominantemente envolve amadores, o futebol de várzea ao longo do tempo chamou a atenção de grandes empresas, sobretudo as de material esportivo, que passaram a patrocinar competições entre os times com premiações que chegavam a R$ 100 mil”.

A assessoria do deputado Adalberto Freitas informa que haverá Ato Solene sobre a Lei 17464 / 2021, que institui o Dia do Futebol de Várzea no Estado de São Paulo, no dia 13 de dezembro, às 18h, no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (av. Pedro Álvares Cabral, 201, no Ibirapuera).

Comente Aqui