DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Defesa Civil alerta para calor intenso nos próximos dias

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta que, entre os dias 6, terça-feira, e 11 de outubro, domingo, persistirá a sensação de calor intenso e, em alguns momentos, de calor severo, com o pico entre quinta-feira (8) e sexta-feira (9). A partir de quinta-feira (8), poderá ocorrer pancadas de chuvas fortes, com possível queda de granizo, em pontos isolados.

No Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Baixada Santista, a sensação térmica ficará na casa dos 35°C. No Litoral Norte, na casa dos 40°C. Já na Região Metropolitana da capital, São José dos Campos, Itapeva, Sorocaba, Campinas e Franca, a sensação pode variar entre 40°C e 45°C. Nas regiões de Bauru, Araraquara, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, tende a ultrapassar os 45°C.

A umidade relativa do ar (URA) atingirá níveis mais críticos. Também podemos ter piora na qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos, informa a Defesa Civil.

A URA afeta o organismo de todos os seres vivos, por isso a Defesa Civil aconselha as pessoas a aumentarem a ingestão de líquidos, frutas e vegetais; manter olhos e vias nasais hidratados, com colírios e soros ou lavando-os; utilizar umidificadores e/ou toalhas úmidas nos cômodos da casa; evitar o uso de ar-condicionado, pois resseca ainda mais o ar; e evitar atividades físicas entre 11h e 17h.

A economia de água também é importante neste período. A população pode contribuir adotando algumas medidas simples, como evitar banhos demorados e lavar quintais e calçadas.

Para mais informações, acessar o site (www.defesacivil.sp.gov.br) e seguir as páginas no Facebook (@defesacivilestadual), Instagram (@defesacivilsp) e Twitter (@defesacivilsp). Para dicas do que fazer antes, durante e após um desastre, acesse o site da campanha SPAlerta (www.spalerta.sp.gov.br).

Comente Aqui