DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Como participar das eleições para os Conselhos Gestores dos Parques Municipais

O cadastro para participar das eleições do segmento frequentador dos Conselhos Gestores dos Parques Municipais da cidade de São Paulo teve início em 7 de março.

As eleições ocorrerão por meio do site svmaeleicoes.prefeitura.sp.gov.br, das 10h do dia 14 às 17h do dia 20 de março. Para votar, é necessário ter mais de 16 anos e ser frequentador dos parques.

Os candidatos a serem votados nesse processo já haviam feito o seu cadastramento no segundo semestre de 2021. Os conselhos gestores deverão ser compostos por representantes dos frequentadores dos parques, representantes de movimento, instituição ou entidade social cuja atuação corresponda aos distritos de abrangência do parque, e representantes dos trabalhadores do respectivo parque municipal, de órgãos públicos ou de empresas privadas que nele prestam serviços. Cada parque tem um número de cadeiras, que varia de acordo com a complexidade e especificidade de cada parque.

Os eleitores poderão votar em apenas um parque de sua escolha, devendo preencher a auto declaração e votar uma única vez em três candidatos. Além disso, para participar é necessário fazer um cadastro prévio no site svmaeleicoes.prefeitura.sp.gov.br. O votante deve preencher o Cadastro de Eleitor, informando seus dados pessoais.

Para cadastramento e votação na sede da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, os atendimentos serão prestados até o dia 18 de março das 10h às 17h, sendo que até o dia 11, somente para cadastramento e do dia 14 ao dia 18, para cadastramento e votação.

As eleições do segmento entidades ocorrerão nas sedes administrativas dos parques no dia 19 de março, das 12h às 16h. Já as eleições do segmento trabalhador, ocorrerão nas sedes administrativas dos parques também no dia 19, das 10h às 12h. Os endereços de cada região estão disponíveis nos regimentos eleitorais.

Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais.

Os conselhos são constituídos por, no mínimo, oito membros titulares e respectivos suplentes, distribuídos nas categorias sociedade civil, entidades, trabalhadores e poder executivo.

Comente Aqui