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Como evitar as fraudes no e-commerce durante a Black Friday

Para aproveitar a Black Friday de forma segura é necessário que os compradores redobrem os cuidados com a segurança durante suas compras para que não caiam em golpes ou sofram fraudes no ambiente digital. Na última edição, por exemplo, a cada R$ 1 mil em pedidos, cerca de R$ 22,40 estavam relacionados a compras fraudulentas.
Pensando em uma forma de proteger os consumidores, o app VIPy listou as cinco fraudes mais comuns na época e como se prevenir de cada uma delas.
1. Vazamento de dados – Com o alto nível de movimentação no e-commerce, é muito comum que haja vazamento de dados pessoais e hackeamento de informações. Para evitar que isso aconteça, além de uma boa pesquisa a fim de averiguar a confiabilidade da loja, os compradores podem se cadastrar gratuitamente no aplicativo VIPy, que monitora o CPF de seus usuários cadastrados e, assim, é capaz de notificá-los caso o dado seja utilizado indevidamente no ambiente digital.
2. Preços camuflados – Outro ponto de atenção aos consumidores é com relação a comparação de preços durante o período, já que algumas lojas acabam camuflando os reais valores dos produtos. Isso ocorre quando, dias antes da Black Friday, os vendedores aumentam exageradamente os valores e, quando a data chega, o valor normal é anunciado novamente, simulando uma promoção.
3. E-mails enganosos – O recebimento de e-mails falsos também é bastante corriqueiro na época, visto que hackers podem criar sites forjados para realizar golpes. Sendo assim, é essencial atentar aos remetentes dos e-mails, para não clicar em links ilegítimos e, por consequência, ter seus dados roubados.
4. Anúncios com preços diferentes – A Black Friday também é responsável por causar um aumento no número de anúncios na internet, com promoções variadas. Neste caso, deve-se atentar aos preços divulgados no anúncio com os que estão efetivamente na página de compra. Algumas empresas acabam apresentando um valor mais interessante no momento de anunciar, que difere do valor indicado no carrinho de compras.
5. Aumento de frete – Durante as pesquisas feitas previamente, os consumidores poderão calcular quais são os valores reais dos produtos e quanto custavam os fretes, sem o desconto da Black Friday. Caso o preço tenha abaixado e o frete aumentado, o valor final da compra acaba sendo o mesmo que em qualquer outro período do ano.

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