DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes no dia 7

No último dia 30, o prefeito Ricardo Nunes participou do lançamento da campanha de multivacinação ‘De Olho na Carteirinha 2023’, que será realizada até o dia 31 de OUTUBRO na capital, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O governador Tarcísio de Freitas também estava no evento, que aconteceu na Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal, no Jardim Peri Peri, zona Norte.

“Nosso sistema vacinal funciona e as pessoas têm a consciência da importância da imunização”, destacou o prefeito. Já o governador ressaltou que a “vacinação é prevenção e precisamos aumentar a cobertura vacinal”.

No dia 7 DE OUTUBRO, haverá o DIA D de MULTIVACINAÇÃO, com abertura das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para receber crianças e adolescentes MENORES DE 15 ANOS (14 anos 11 meses e 29 dias) para verificação do esquema vacinal e atualização de carteirinhas.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é elevar as coberturas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças erradicadas. Durante a campanha, serão ofertadas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

De SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, a população pode se vacinar nas UBS’s e AMA’s/UBS’s, das 7 às 19 HORAS. Estão sendo aplicadas vacinas como Influenza, Covid-19, hepatites, febre amarela e meningite.

HAVERÁ A BUSCA ATIVA

Durante a campanha, a Secretaria de Saúde intensificará a busca ativa de faltosos à vacinação. Na busca ativa é feita a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização, e disponibilizada às UBS’s para que possam executar ações de busca ativa de crianças com vacinação em atraso, em suas respectivas regiões.

Além disso, a SMS intensificará as ações de atualização vacinal de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio por meio da entrega da declaração de vacinação atualizada (DVA) para utilização no ato da rematrícula nas escolas municipais.

A DVA é um documento emitido pelas UBS’s que visa controlar a situação vacinal dos educandos e garantir a imunização completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente. No documento consta também a data de retorno à UBS para cumprimento do calendário vacinal estabelecido.

Desde agosto deste ano, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) adotou uma ferramenta que notifica, por meio de mensagens de texto (SMS), munícipes que estão em atraso vacinal e sobre as próximas datas de imunização.

Os avisos são enviados para pessoas que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde). O munícipe pode receber duas mensagens de texto, uma com vacina em atraso ou com a data da próxima vacina a ser tomada.

Comente Aqui