DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Calendário do licenciamento de 2023 começa este mês

O Licenciamento Digital (CRLV-e), documento de porte obrigatório para os motoristas e feito de forma online no estado de São Paulo, pode ser acessado pelos canais digitais do Poupatempo: portal – WWW.POUPATEMPO.SP.GOV.BR, aplicativo Poupatempo Digital e Assistente Virtual chamado “P”, disponível no site e também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

O calendário de vencimento do CRLV-e varia de acordo com o final da placa do veículo e acontece a partir de JULHO ATÉ DEZEMBRO. Já para caminhões e tratores, as datas serão ENTRE SETEMBRO E DEZEMBRO.

Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar via internet banking, aplicativo, caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal) ou nas lotéricas, os débitos do veículo, como por exemplo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (WWW.POUPATEMPO.SP.GOV.BR), Detran.SP (WWW.DETRAN.SP.GOV.BR) e Senatran (PORTALSERVICOS.SENATRAN.SERPRO.GOV.BR), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

O Poupatempo reforça que para o processo ser concluído, o IPVA deverá estar quitado integralmente, assim como todos os débitos do veículo, inclusive multas. A taxa de licenciamento é de R$ 155,23 em 2023.

Motoristas que não licenciarem o veículo no prazo estabelecido estão passíveis de autuação pelos órgãos de fiscalização. Considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa é de R$ 293,47, com perda de sete pontos no prontuário do condutor.

Comente Aqui