DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Caiu na ‘malha fina’? O curso de Ciências Contábeis da Estácio tira dúvidas pelo Teams

Muitas pessoas sofrem anualmente com problemas gerados por erros na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Em 2020, 910.996 contribuintes não passaram pela peneira da Receita Federal do Brasil (RFB).

Os declarantes pegos na chamada ‘malha fina’, tiveram que rever suas declarações, comparecer na RFB, comprovar seus rendimentos e, em alguns casos, pagar multa. Neste cenário de complicações, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Estácio São Paulo, campus Interlagos, João Henrique, dá algumas instruções que são importantes para solucionar as retificações adequadas.

O contribuinte que realizou a declaração pode acessar o site da Receita Federal e acompanhar o andamento das atividades realizadas. Ao ser notificado, o contribuinte deve cumprir o prazo da notificação para as retificações necessárias. “Esse prazo costuma ser de 30 dias, mas é necessário acessar o site para acompanhar o processo. O ideal é fazer rapidamente a retificação para evitar problemas futuros”, ressalta o professor da Estácio.

Além disso, João Henrique frisa que a não prestação das informações resulta em multas e autuações. Sendo assim, o cidadão não deve perder tempo e verificar se está tudo certo com sua declaração. E para quem precisa de apoio, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) de Ciências Contábeis da Estácio está fazendo atendimento gratuito, de forma online, para tirar dúvidas sobre o IRPF 2020. Basta fazer a solicitação por meio do e-mail: naf.interlagos@estacio.br .

Pioneiro em educação fiscal no âmbito universitário, o NAF da Estácio busca dar suporte contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda e para as micro e pequenas empresas.

Além de prestar esclarecimentos sobre a declaração do IRPF, o NAF oferece serviços como negociação para pagamentos de tributos, verificação de regularidade de CPF, abertura de empresas e palestras de educação fiscal. Esses serviços são realizados de forma online e gratuita por alunos e professores do curso de Ciências Contábeis.

Comente Aqui