DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Cadastro para o Auxílio Emergencial pode ser feito nos Correios

Desde o dia 8 de junho, as mais de seis mil agências dos Correios em todo o país, estão habilitadas a fazer o cadastramento de quem necessita do Auxílio Emergencial pago pelo governo federal. A expectativa da empresa é de realizar até 27 milhões de atendimentos.

“Há uma porção importante da sociedade brasileira que precisa de ajuda para fazer o cadastramento. Então, esse convênio é importante porque os Correios tem uma vasta capilaridade em todas as cidades brasileiras”, afirmou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, que assinou o contrato de convênio no último dia 5, com o presidente dos Correios, general Floriano Peixoto Vieira Neto.

A população sem acesso aos meios digitais tem o cadastro feito gratuitamente por funcionários dos Correios. Para isso, o interessado deve apresentar identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário; Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular e dados bancários; ou documento de identificação (RG, CNH, CTPS, RNE ou CIE) para solicitar abertura de Conta Social Digital, em nome do titular.

Para os que não possuem conta bancária, é aberta uma Conta Social Digital na Caixa, caso o cadastro seja aprovado. Para abertura de conta deve ser apresentado um documento de identificação (RG, CNH). O cidadão recebe um protocolo de cadastro ao final do atendimento.

Quem realizar o cadastramento nos Correios poderá consultar o andamento do pedido em qualquer agência da empresa, após o prazo determinado pela Dataprev para a conclusão da análise. Para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF.

Os Correios informam que não realizam o pagamento do benefício e que o acompanhamento da liberação também pode ser feito nos canais disponibilizados pelo Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa ou pelo telefone 121.

Na página dos Correios, no sistema Busca Agência, é possível obter informações sobre as unidades abertas ao público. Com o intuito de evitar aglomerações, foi estabelecido um calendário para a solicitação do cadastro do Auxílio Emergencial nas agências dos Correios, conforme o mês de nascimento da pessoa:

Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro;

Terça-feira: nascidos em março e abril;

Quarta-feira: nascidos em maio e junho;

Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro;

Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Comente Aqui